Há alguns meses, o Gmail lançou abas para que os e-mails que recebemos se categorizem automaticamente de acordo com seu foco. Basicamente, temos três caixas: a principal, para notificações de redes sociais e para promoções. Agora, o serviço vem com um novo recurso para essa categorização de promoções: trata-se do Grid View, no qual é possível se inscrever para utilizá-lo por este link. Com este recurso habilitado, o usuário consegue visualizar miniatura dos e-mails, em boxes, com imagem e texto, e não mais em linhas de assunto.
Testando este recurso, percebi alguns pontos positivos em relação à atratividade dos e-mails, desde que bem construídos. Agora, não só o subject pode motivar o clique, mas também os itens abaixo:
Todos estes campos podem ser personalizados no link que apresenta a documentação necessária para personalizar os campos. Para e-mails que não contenham este código específico, o Gmail usa um algoritmo para determinar qual imagem do seu e-mail deve ser apresentado no campo Featured Image. No nome do remetente [Sender Name] são exibidos até 20 caracteres, e até 75 toques para o assunto. A foto do remetente [Sender Image] é retirada da conta do G+, mas caso o usuário não tenha uma conta na rede social, a imagem será a primeira letra de seu nome.
Um link do Litmus oferece uma ferramenta bem útil para criar todas as informações de forma mais simples, gerando um código para colar no HTML das peças.
Quando as abas foram criadas houve críticas por parte dos profissionais que trabalham dentro das boas práticas de e-mail marketing, pois mesmo as mensagens feitas dentro destas regras são categorizadas pelo algoritmo do Gmail em uma aba separada. Com o Grid View esta insatisfação foi amenizada.
Um estudo realizado pela Return Path em novembro de 2013, que pode ser visto nesselink, mostrou que o impacto de aberturas e volume de e-mails na aba promoções não foi afetado. Muitos usuários ainda procuram pelas mensagens desse espaço, mas de empresas de seu interesse, e para as quais tenham optado por receber e-mails marketing.
Com alguns dias de uso do recurso, percebo uma real mudança na atratividade dos e-mails, mas também uma grande facilidade em apagá-los: há um ícone de lixeira no canto superior direito, que, ao ser clicado, apaga imediatamente a mensagem.
Vejo esta mudança como uma funcionalidade positiva para os profissionais de e-mail marketing. Ela permite dar uma maior atratividade para as mensagens promocionais, oferecendo a opção de chamarmos a atenção dos usuários com imagens e não mais apenas com texto.
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