– Criada em março de 2011 por um desenvolvedor como uma ferramenta pessoal de monitoramento de preços e promoções em sites de lojas virtuais, a ferramenta Baixou conta, atualmente, com uma rede de um milhão de usuários em todo o Brasil. O aplicativo – que é capaz de informar o usuário quando um produto específico teve redução – passou a fazer sucesso há dois anos, quando explodiram denúncias contra a “Black Fraude” – alusão a uma prática comum de lojas de aumentar preços antes do Black Friday para enganar os consumidores com promoções falsas.
O Black Friday é uma expressão surgida nos Estados Unidos em que redes e empresas do varejo anunciam promoções exclusivas sempre na última sexta-feira de novembro, logo depois do feriado de Ação de Graças. Adotada em vários países, a prática não demorou para chegar ao Brasil. Mas algumas empresas, para não terem reduzidos os lucros, aumentam os preços dos produtos semanas antes da data para voltar a baixá-los na ocasião. Muitos clientes e consumidores passaram a se referir à prática enganosa como “black fraude”, onde tudo é vendido “pela metade do dobro”.
“Criei a ferramenta porque era difícil de encontrar promoções. Então pensei que se eu monitorasse os preços, poderia achar boas promoções”, explica Patrick Nogueira, fundador da ferramenta, ao Jornal GGN. No início, apenas ele mesmo era avisado, por e-mail, das promoções ou de quando o preço de um produto específico.
Foi quando acreditou que a ferramenta poderia ser útil para outras pessoas. O Baixou foi lançado em 2011 e começou a ganhar clientes. Um ano depois, após o “black fraude”, a ferramenta teve ampla adesão de usuários que queriam passar a monitorar mais de perto os preços dos produtos.
A consolidação da ferramenta veio em setembro do ano passado. Na época, o sistema chegou a registrar a média de seis mil monitoramentos por hora. Os clientes recebem gratuitamente por e-mail ou SMS os informes sobre preços mais em conta ou podem conferir um histórico das variações de preços dos produtos em diferentes sites de lojas vrirtuais. Além do site, os usuários também instalar o app “Baixou Agora”, que é compatível com os principais navegadores de Internet de sistemas operacionais Windows, Mac e Linux. De acordo com a empresa, também há a previsão para lançamento do sistema para dispositivos móveis Android e iOS.
O sucesso da ferramenta levou as próprias empresas varejistas a aderirem e formaram parcerias no sentido de facilitar a integração do sistema em seus sites. São quase 30 grandes redes com atuação em todo o país, como Walmart, Magazine Luiza, Ricardo Eletro, Saraiva, Submarino e Americanas. De acordo com a empresa, as parcerias ajudaram o sistema a atingir a marca de mais de 3 milhões de produtos monitorados a cada hora.