Olhar Digital: Google apresenta o Android 5.0

Hoje quarta-feira (15), a Google apresentou oficialmente a nova versão do Android. Anteriormente conhecido apenas com Android L, o Android 5.0 foi batizado de Lollipop (Pirulito), mantendo a tradição do Google de usar nomes de doces e sobremesas nas versões do Android. 

O Android L havia sido apresentado pela primeira vez em junho deste ano e traz um visual completamente novo para o sistema. A linguagem visual, chamada pelo Google de Material Design, busca unificar a experiência de uso do sistema em celulares, tablets, TVs e outros aparelhos. 
O Android 5.0 Lollipop traz centenas de pequenos aprimoramentos e novos recursos. Entre os mais importantes estão:
- Notificações: o Android 5.0 traz controles aprimorados sobre notificações. Será possível, por exemplo, configurar o aparelho para exibir apenas notificações de um usuário ou programa, dependendo do horário ou localização. Assim, durante uma reunião importante, por exemplo, apenas notificações de programas ou usuários autorizados pelo usuário aparecerão.
- Bateria: há diversos aplicativos que ajudam a aumentar a bateria de aparelhos com Android. A partir da versão 5.0, o sistema trará um app nativo para essa função.
- Segurança: o Android 5.0 permitirá travar o aparelho sincronizando-o com um relógio, pulseira ou outro acessório inteligente. Assim, caso o aparelho esteja perto do relógio, será desbloqueado automaticamente. Caso o aparelho esteja longe do acessório (por exemplo, seja roubado ou perdido), será travado e só poderá ser aberto com senha. O sistema permitirá que o usuário combine senhas numéricas, padrões e bloqueio por acessório da forma que desejar.
Linha Nexus ganha novos aparelhos
Feito em parceria com a Motorola, o Nexus 6 tem tela Quad HD de seis polegadas, processador Snapdragon 805 quad-core 2.7 GHz e Adreno 420 GPU, bateria de 3220 mAh e câmera traseira de 13 megapixels. Foto: Divulgação
Como já é tradição, com um novo Android chegam novos aparelhos da linha Nexus. Desta vez, são três novidades:
- Nexus 6 - Fabricado pela Motorola, esse smartphone tem tela de 6 polegadas com resolução Quad HD, superior à Full HD e encontrada também no G3 e no Galaxy Note 4. O aparelho tem ainda câmera de 13 megapixels e processador SnapDragon 805 quad core de 2,7 GHz e terá versões com 32 GB e 64 GB de memória. Nos EUA, entra em pré-venda no fim deste mês e chega às lojas em novembro. O preço ainda não foi divulgado.
- Nexus 9 - Fabricado pela HTC, o tablet Nexus 9 tem armação lateral de metal e tela de 8,9 polegadas. O tablet terá uma capa que também funciona como teclado e se encaixa magneticamente ao aparelho. O Nexus 9 tem chip NVidia Tegra K1 e será vendido em versões com 32 e 64 GB de memória. Nos EUA, o aparelho entra em pré-venda nesta sexta-feira (17) e chega às lojas em novembro. O preço não foi divulgado.
- Nexus Player - Fabricado pela Asus, esse é o primeiro acessório com a plataforma Android TV, versão do Android para televisores. De forma semelhante ao que faz a Apple TV, o Nexus Player permite acessar serviços de vídeo online e outros tipos de conteúdos da internet na TV. O aparelho também tem um grande foco em games, e permite rodar na TV jogos criados para Android.
O acessório vem com um controle remoto e o Google também venderá um controle, similar ao do Xbox, para os jogos. O Nexus Player também funciona como um Chromecast e é compatível com todos os apps deste acessório. O aparelho entra em pré-venda nesta sexta-feira (17) e chega às lojas em novembro. O preço não foi divulgado.
Além desses aparelhos, outros tablets e celulares da linha Nexus serão atualizados para a versão Lollipop nas próximas semanas, segundo o Google.



Nenhum comentário:

Postar um comentário