José Dirceu: A piada dos tucanos em São Paulo. Com ajuda da mídia e da justiça

É impressionante como os tucanos, juntamente com essa cobertura da mídia a favor deles, debocham das conclusões a que chegaram as investigações sobre o cartel do metrô e dos trens no Estado de São Paulo – cartel tucano que funcionou durante 10 anos nos governos Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, todos do PSDB.

Inclusive o senador tucano eleito por São Paulo, José Serra tira sarro e sempre que dá entrevistas ridiculariza as investigações da Polícia Federal, do Ministério Público Estadual (MPE-SP), do CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômico. O mote dele ultimamente é dizer que “merece uma medalha’ pelo “combate que travou” contra cartéis no Estado. É ou não é querer ridicularizar, escarnecer das investigações e da população?.

Reforça este comportamento deles – e da mídia – o arquivamento de todas as denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) no Supremo Tribunal Federal (STF). Denúncias em que foram citados o senador Aloysio Nunes Ferreira Filho, (PSDB-SP), os deputados Arnaldo Jardim (PPS-SP) e Edson Aparecido (PSDB-SP)… todas arquivadas.

Processo contra gente do PSDB, se chega ao STF é arquivado

Denúncias em que foram citados, também, os deputados José Aníbal (PSDB-SP) e Rodrigo Garcia (DEM-SP). Ao que tudo indica, iam ter o mesmo destino, o arquivamento. A votação se prosseguia ou não o processo sobre participação deles no conluio do cartel estava com votação empatada numa das câmaras do STF, 2 a 2, quando o ministro Luis Fux pediu vistas e a decisão foi para as calendas.

É assim, em relação a tucanos. Ou arquivam-se os processos ou eles não andam; quando andam não há decisões; quando há a mídia não noticia; quando noticia limita-se a meros registros…

Dessa forma o que vale para os outros não vale para os tucanos, que têm o manto protetor da mídia e da justiça. Como no caso da Operação Castelo de Areia, primeira a apurar pagamentos indevidos que teriam sido feitos pela empreiteira Camargo Correia. A Castelo de Areia foi , anulada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por ter se baseado em escutas telefônicas não autorizadas judicialmente.

Em relação a tucano, a tudo a mídia faz vistas grossas…




É a mesma justiça que recebe denúncias contra outros parlamentares, na montagem de um simulacro, na montagem de respeito a presunção da inocência deles e de que eles podem se defender durante o devido processo legal. Tudo uma piada de mau gosto.

Basta observar, no caso Petrobras: a mídia só repete fatos já conhecidos e faz o jogo para demitir a presidente da estatal, Graça Foster. Não faz o mesmo para investigar o governo de São Paulo no caso do cartel e muito menos os ex governadores e deputados citados no caso do cartel do metrô e dos trens.

Vão sendo todos inocentados, sem que o processo contra eles sequer ande, tramite, seja instaurado, apesar do pedido da Procuradoria Geral da República ao Supremo – que agora, decide inovar e desmembrar em relação aos réus da Operação Lava Jato ao contrário do que decidiu no caso da Ação Penal 470.