Gerando renda e unindo as pessoas com a Feira da Família
Maria do Carmo Aguiar é consultora Natura. Foi em suas andanças, de casa em casa, que sugiu uma ideia capaz de melhorar a vida e aumentar a renda das mulheres e famílias da comunidade: a Feira da Família. É um espaço onde duas vezes por semana as mulheres da União Várzea-Grandense de Feirantes da Cohab Cristo Rei vendem alimentos e artesanatos que elas mesmas produzem, além de ser um ponto de encontro e lazer para os moradores. Ela vem participar da oficina gratuita oferecida pelo Movimento Natura no Seminário Social Good Brasil, para usar colaboração, inovação e as metodologias do Social Good Brasil Lab para resolver desafios reais deste e outros dois negócios com grande potencial de impacto positivo.
A associação foi idealidade por Maria do Carmo em 2008. Ela mora há 23 anos no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande (MT), e sentiu que precisava fazer algo pelas mulheres da comunidade que tinham dificuldade em encontrar emprego, manter as crianças na escola e sustentar a família. Hoje a feira, montada em um espaço cedido pela prefeitura, é símbolo de transformação positiva na vida dos moradores da região. A feira livre acontece às quartas e aos sábados. Enquanto as mães trabalham, as crianças da comunidade participam de atividades educativas e de recreação, promovidas por jovens voluntários.
O que já é ótimo, com o apoio certo, pode ficar ainda melhor. A feira ainda tem muitos desafios pela frente. Querem aumentar o número de voluntários para desenvolver atividades com as crianças, desenvolver um projeto para delimitar o espaço da feira com cobertura e cerca, instalar um sistema de refrigeração na sala de informática para começar atividades educativas por lá, e melhorar a divulgação das ações da feira – especialmente nas redes sociais (bem #socialgood essa última, né?).
por Bibiana Beck
Nenhum comentário:
Postar um comentário