Política

Observações sobre a Câmara, o Senado e a oposição, por Zé Dirceu

No complexo cenário institucional que vivemos, salta à vista o descompasso e mesmo antagonismo entre a Câmara e o Senado. Esse descompasso refelte as divergências entre as bancadas do PMDB e suas lideranças nas duas Casas do Congresso a respeito das matérias mais importantes em discussão (reforma política, ajuste fiscal e maioridade penal).
Isso chega ao ponto do presidente da Câmara afirmar que o Senado, para o qual o voto é majoritário, não tem que opinar sobre parte da reforma política e do sistema eleitoral que diz respeito ao voto proporcional, apesar da Câmara ter aprovado a mudança no tempo de mandato dos senadores. Ontem, o Senado proibiu, na prática, as coligações proporcionais e caminha para aprovar uma reforma política na contramão da Câmara.



Pior é a oposição
. Totalmente sem rumo, derrotada na tese do impeachment, vai à Procuradoria Geral da República denunciar a presidente por crime de extorsão, com base na delação premiada de Ricardo Pessoa. Agora, pede sua renúncia no Senado, com senadores e deputados também denunciados por Ricardo Pessoa. A oposição, o DEM e o PSDB, na verdade cria factóides para fugir de uma explicação pública sobre as denúncias que a atingem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário