SOS Brasil Soberano


(...)simpo
Organizado pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro e da Federação Nacional da categoria, um grande debate sobre as alternativas econômico-sociais para o Brasil e a necessidade de construir um projeto nacional de desenvolvimento é parte do dia de mobilização contra a reforma previdenciária  e  será, certamente, um ponto de encontro para muitos que, no final da tarde,na Candelária, vão participar do grande ato de protesto na capital fluminese.
Sob a coordenação do professor Francis Carlos Teixeira, titular de História Moderna e Contemporânea/UFRJ, um time formado por algumas das melhores cabeças do país vai debater medidas anticíclicas e visões de longo prazo sobre a superação da crise e um desenvolvimento que se faça com inclusão social e construção de tecnologia e conhecimento.
A partir das 9 horas da manhã, Márcio Pochmann, ex-presidente do Ipea,  o ex-ministro de Ciência e Tenologia Roberto Amaral, a deputada Jandira Feghali, o ex-coordenador do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear da Marinha do Brasil, Alan Paes Leme Arthou, debatem, com a participação do jornalista Luís Nassif, do GGN,  medidas caráter imediato de programas na área industrial para a geração de empregos.
Àtarde, o economista Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES, Feernandoe Araujo Penn,  professor de História da Universidade Federal Fluminense, os deputados Alessandro Molon (Rede) e Gláuber Braga (PSOL) e o jornalista Marcelo Auler, discutem as saídas para a crise nos serviços de Educação, Saúde – sobretudo a atenção primária ás famílias e combate a endemias, onde fomos exemplo no mundo e surgem enormes ameaças agora) e de proteção e recuperação ambiental.
É uma oportunidade de dar mais fundamentos às nossas convicções de que não há saída para a crise que não passe pelo aprofundamento da ideia de que se combate nossos imensos problemas, essencialmente, com a afirmação de nossos imensos potenciais.
Por circunstâncias pessoais, não posso, como desejaria, estar lá. Mas O Tijolaço transmite todo o evento, que se realiza no Auditório de Faculdade Mackenzie do Rio, na Avenida Rio Branco, 277, 3° andar.
Assista, a partir das 9 horas.