Ver!ssimas



Brasil - No Brasil o fundo do poço é apenas uma etapa.

Antecedentes - A corrupção é muito antiga no Brasil. As contas que o Cabral trocou com os índios já não fechavam.
CLASSES - O Brasil é formado por uma classe dominante e uma classe ludibriada.
CONSTITUIÇÃO - Nossa Constituição é como “A Voz do Brasil”: a maioria não liga.
CORRUPTORES - Brasil, esse estranho país de corruptos sem corruptores.
DEMOCRACIA - Toda a história da democracia no Brasil é a história da educação da nossa elite na arte de não mudar nada, ou só mudar o suficiente para não perder o controle.
ELITES - O Brasil é governado por minoria esmagadora.
EXPLICAÇÕES - O político brasileiro, uma vez eleito, se sente a salvo em outro país, o Brasil oficial, que não deve nada ao Brasil de verdade, muito menos explicações.
FALCATRUAS - Nossa alma amazônica não se satisfaz com pequenas falcatruas, queremos pororocas de sujeira, dilúvios de canalhice.
GENERAIS - Há algumas décadas instituímos no país a democracia condicional. Qualquer um podia ser presidente da República, desde que tivesse quatro estrelas. O que restringia a escolha a generais e hotéis.
HIPOCRISIA - No Brasil parece não haver escolha entre ser bobo e ser cínico.
IDEOLOGIAS - É só você decidir se é de meia esquerda, um quarto de esquerda, três quartos de esquerda, direita dissimulada, direita responsável ou direita Gengis Khan, e há um partido pronto para você no Brasil.
IGUALDADE - Todo brasileiro é igual perante a lei, contanto que não seja pé de chinelo, porque aí é culpado mesmo.
IMPREVISÍVEL - O Brasil não é mais um país imprevisível. É um país tristemente previsível.
INDEPENDÊNCIA - Todos deviam ser donos do seu nariz, mas infelizmente isto não acontece. Num país como o Brasil o sonho do nariz próprio continua inalcançável para a maioria.
INTRIGA - A intriga é a única indústria de Brasília.
JEITINHO - Nós brasileiros somos, paradoxalmente, a raça do jeito pra tudo e a raça que não tem jeito mesmo.
JORNAL - Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data.
MEMÓRIA - Até hoje, ninguém que confiou na falta de memória do Brasil se arrependeu.
MUDANÇAS - As nossas elites não mudaram muito desde dom João VI. Vamos lhes dar mais um pouco de tempo.
NOTÍCIAS - Um dia é da notícia, o outro é do desmentido.
OURO - Numa hipotética modalidade de corrupção sem barreiras, o Brasil levaria o ouro, a prata e o bronze – para a Suíça.
PACIÊNCIA - No Brasil, as classes inferiores cumprem seu papel e dão às elites repetidos exemplos de bom senso, honestidade e, principalmente, contenção e paciência. Quando a paciência acaba – como na questão das invasões de terra –, não falta quem se sinta ultrajado, como se os pobres estivessem, irresponsavelmente, esquecendo as regras da etiqueta.
PARTIDOS - Houve um tempo em que três letras definiam um homem. Alguém dizia “Eu sou PTB” e você sabia com quem estava falando. “Eu sou UDN”. Você sabia com quem estava falando. E saía de perto. Hoje trocam de partido, fazem alianças estranhas… Conseguiram que as letras não signifiquem mais nada. Uns FDP.
PMDB - O partido que transformou “heterogeneidade” em palavrão.
PRIVILÉGIOS - Confundir ordem e normalidade com seus próprios privilégios é um velho hábito de qualquer casta dominante.
SALVADORES DA PÁTRIA - Do próximo que se apresentar como nosso salvador, vamos exigir prova de mãe virgem e no mínimo três milagres – em cartório!
TAXISTAS - O Brasil vai mal porque as únicas pessoas que sabem como governá-lo estão dirigindo táxis, em vez de no governo. Os motoristas de táxi  têm a solução para todos os problemas do país ou – dependendo do tamanho da corrida – do mundo. Um dia, quando estivermos na iminência do caos terminal (pode ser amanhã), uma revolução popular colocará os homens certos nos lugares certos. Os motoristas de táxi, os dentistas e os barbeiros assumirão o poder, colocarão em prática suas teorias e resolverão todos os nossos problemas.

Ver!ssimas frases, reflexões e sacadas sobre quase tudo / Luis Fernando Verissimo : organização Marcelo Dunlop : seleção de ilustrações Fernanda Verissimo e Fraga – 1ª ed. – Rio de Janeiro : Editora Objetiva. 2016.

***
Resultado de imagem para ver!ssimas