Uma declaração de amor a política, por Josias de Souza


Resultado de imagem para josias de souza caricatura
Em momentos como o atual, marcados pela alta tensão, é importante dizer meia dúzia de palavras em defesa da política. O que é a política? Em última análise, é uma alternativa à ditadura ou à guerra civil. É uma invenção das sociedades civilizadas para resolver os seus conflitos sem recorrer ao porrete, ao ovo, à pedra, ao tiro. Essa política, concebida como alternativa à violência, precisa ser amada.
A política tem suas facções. Elas são chamadas de partidos. Alimentam-se do conflito. Mas há duas regras de ouro no jogo da política. Eis a primeira: nenhuma facção tem o poder de silenciar as outras. A segunda regra é: pessoas que não se respeitam precisam se enfrentar com respeito. Isso é compulsório. A arma é a ideia, a palavra. Os conflitos se resolvem no voto, não na porrada. Ou na bala.
Hoje, a política brasileira é marcada pela corrupção e pelo ódio. Contra a ladroagem e a violência, os remédios são a investigação radical e a punição exemplar. Às vezes bate um desânimo. Mas é preciso lembrar que as alternativas à política são a ditadura e a guerra civil. Numa, os conflitos são resolvidos na câmara de tortura. Noutra, as diferenças são solucionadas na bala. Melhor amar a política, mesmo nos momentos em que esse amor não é correspondido.
***
É bom que um jornalista reconhecido como Josias de Souza escreva reconhecendo o valor da Política. Porém é mais que necessário que ele e seus colegas de profissão parem de fazer politicagem contra um partido e seus membros de forma escandalosa como fazem desde muito tempo em relação ao PT. Está mais que na hora dos profissionais da imprensa brasileira fazerem Jornalismo em vez de panfletagem encomendada pelo patrão.
Pronto, falei!
***