Pular para o conteúdo principal

Bernie Sanders dá a senha para os progressistas do mundo inteiro


***

As propostas do senador Democrata estadunidense, Bernie Sanders vale para mais de 90% dos trabalhadores do planeta. Preservando suas características culturais a política progressista de Sanders pode ser aplicada a qualquer país em qualquer continente da Terra. Leia com atenção a Agenda do Yanque:

Aumentar o salário mínimo para US $ 15 por hora e indexá-lo para o crescimento mediano dos salários daí em diante. O atual salário mínimo federal de US $ 7,25 por hora é um salário de fome que deve ser aumentado para um salário mínimo - pelo menos US $ 15 por hora. Isso daria um aumento de mais de 40 milhões de americanos e geraria mais de US $ 100 bilhões em salários mais altos em todo o país.
Um caminho para o Medicare-for-all. O projeto de lei do Medicare para todos amplamente apoiado no Senado tem um período de quatro anos para garantir cuidados de saúde para todos os homens, mulheres e crianças. No primeiro ano, reduziria a idade de elegibilidade do Medicare de 65 para 55 anos, cobriria atendimento odontológico, auditivo e oftalmológico para idosos, forneceria assistência médica a todos os jovens nos Estados Unidos e diminuiria o custo dos medicamentos prescritos.
Ação ousada para combater as mudanças climáticas. O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática deixou claro que temos apenas 12 anos para reduzir substancialmente a quantidade de carbono em nossa atmosfera, ou nosso planeta sofrerá danos irreversíveis. O Congresso deve aprovar uma legislação que desloque nosso sistema energético para longe dos combustíveis fósseis e para a eficiência energética e a energia renovável. Podemos liderar o planeta no combate às mudanças climáticas e, no processo, criar milhões de empregos bem remunerados.
Corrigindo nosso sistema de justiça criminal quebrado. Devemos acabar com o absurdo dos Estados Unidos que têm mais pessoas na cadeia do que qualquer outro país na Terra. Devemos investir em empregos e educação para nossos jovens, não mais cadeias e encarceramento.
Reforma abrangente de imigração. O povo americano quer proteger os jovens no programa de Ação Diferida para as Chegadas Infantis e avançar para a reforma abrangente da imigração para os mais de 11 milhões de pessoas em nosso país que não têm documentos. E é exatamente isso que devemos fazer.
Reforma tributária progressiva. Em um momento de desigualdade maciça e crescente, tanto em renda como em riqueza, o Congresso precisa aprovar uma legislação que exige que pessoas ricas e grandes empresas comecem a pagar sua parte justa dos impostos. É inaceitável que existam corporações grandes e extremamente lucrativas neste país que não pagam um centavo em imposto de renda federal.
Um plano de infraestrutura de US $ 1 trilhão. Todos os dias, os americanos dirigem para o trabalho em estradas esburacadas e pontes em ruínas, e andam em ônibus e metrôs superlotados. As crianças lutam para se concentrar em salas de aula superlotadas. Os trabalhadores não conseguem encontrar moradia acessível. As estruturas que a maioria dos americanos não vê também estão em mau estado - de banda larga irregular e uma rede elétrica desatualizada, a água potável tóxica e diques e barragens dilapidados. O Congresso deve aprovar um plano de infraestrutura de US $ 1 trilhão para atender a essas necessidades e, ao mesmo tempo, criar até 15 milhões de empregos bem remunerados no processo.
Reduzindo o preço dos medicamentos prescritos. Os americanos pagam, de longe, os maiores preços do mundo para medicamentos prescritos porque, ao contrário de outros países, os Estados Unidos não regulam diretamente o preço dos remédios. A Câmara deve aprovar legislação para exigir que o Medicare negocie preços mais baixos dos medicamentos e permita que pacientes, farmacêuticos e atacadistas comprem medicamentos controlados e de baixo custo do Canadá e de outros países. Ele também deve aprovar legislação para garantir que os americanos não paguem mais por medicamentos prescritos do que os cidadãos de outros países importantes.
Tornar as faculdades e universidades públicas gratuitas e reduzir substancialmente as dívidas estudantis. Em uma economia global altamente competitiva, precisamos ter os trabalhadores mais bem-educados do mundo. Todo jovem na América, independentemente de renda, deve ter a oportunidade de receber a educação necessária para conseguir um emprego decente e chegar à classe média. A Câmara deve aprovar o College for All Act para tornar as faculdades e universidades públicas gratuitas e reduzir substancialmente as dívidas estudantis.
Expandindo o Seguro Social. Quando 1 em cada 5 idosos está tentando sobreviver com menos de US $ 13.500 por ano , precisamos expandir a Previdência Social para que todos os americanos possam se aposentar com dignidade e segurança. A Câmara deveria aprovar legislação para expandir os benefícios da Previdência Social e estender sua solvência nos próximos 60 anos, exigindo que os americanos mais ricos - aqueles que ganham mais de US $ 250 mil por ano - paguem sua parte justa dos impostos da Previdência Social.
Aqui está a linha de fundo: em vez de termos um Congresso que ouve contribuintes de campanha ricos, já é hora de um Congresso lutar para criar uma economia e um governo que funcione para todos nós, não apenas aqueles que estão no topo.
Bernie Sanders, um independente, representa Vermont no Senado dos EUA

Comentários