Bolsonaro escancara acordo para Moro prender Lula


Jornal GGN – O presidente Jair Bolsonaro disse que tem um compromisso com o ex-juiz da Lava Jato e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para indicá-lo a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
A confirmação aconteceu neste domingo (22) durante uma entrevista ao programa de Milton Neves, da rádio Bandeirantes.
“Eu fiz um compromisso com ele, ele abriu mão de 22 anos de magistratura. A primeira vaga que tiver lá [no STF], estará à disposição (…) A primeira vaga que tiver eu tenho esse compromisso e se Deus quiser nós cumpriremos esse compromisso. O Brasil inteiro vai aplaudir”, disse Bolsonaro.
Moro nunca falou dessa tratativa para compor o governo Bolsonaro. Há cerca de duas semana, ao ser questionado em uma entrevista ao jornal português Expresso sobre essa possibilidade, ele comparou a indicação ao cargo a ganhar na loteria.
“Seria [ir para o STF] como ganhar na loteria. Não é simples. O meu objetivo é apenas fazer o meu trabalho”, respondeu.
Bolsonaro deverá nomear, pelo menos, 2 ministros para o Supremo enquanto durar seu mandato. Pela ordem, o primeiro será para a vaga de Celso de Mello, que se aposenta em novembro de 2020. O segundo será para a vaga de marco Aurélio Mello, a partir de julho de 2021.
Moro foi um dos primeiros ministros confirmados pela equipe de transição de Bolsonaro, ainda em novembro passado, dias depois de confirmada a vitória do militar. Ainda em entrevista ao Expresso, o ex-juiz da Lava Jato disse que a saída da magistratura é para ele um caminho que não tem volta e se considerou “mais como um técnico, como um juiz que está no governo”.
A decisão de mudar do cargo de juiz federal da 13º Vara Criminal de Curitiba, onde coordenava a Lava Jato, para ocupar a pasta de um ministério vitaminado na gestão Bolsonaro causou repercussão negativa, especialmente no exterior, onde a movimentação foi analisada com suspeita pelos jornais salientando o fato de Moro ter sido o responsável por encarcerar o principal opositor de Bolsonaro.
O jornal britânico The Times escreveu na época: “Jair Bolsonaro promete alto cargo a juiz que aprisionou seu rival”. O espanhol El País pontuou ainda: “O juiz que encarcerou Lula da Silva aceita ser ministro da Justiça de Bolsonaro”.

***
Alguém ainda dúvida que o acordo era este: 
Moro impedia de Lula ser candidato e beneficiava Bolsonaro com ações - decisões e vazamentos - e seria nomeado ministro do governo e depois indicado para o stf?
Bandido!

Vida que segue

Nenhum comentário:

Postar um comentário