Mérito de Itamar Franco e Lula

O Brasil mudou de patamar em relação à economia mundial, conforme o reconhecem alguns dos mais renomados economistas brasileiros e estrangeiros. E é preciso reconhecer que essa transformação ocorreu durante o governo do ex-líder operário. 


Itamar Franco teve seu mérito, ao conseguir a estabilidade econômica. Mas Lula, que foi apresentado como um fantasma ameaçador, acabou zelando pela estabilidade mais ainda do que o governo de FHC. 


Sabemos que os responsáveis pela consolidação da estabilidade e, portanto, por essa fase de prosperidade do País foram o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, José Dirceu e o atual deputado e médico sanitarista Antonio Palocci, que teve a inteligência de se cercar das pessoas certas, quando foi ministro da Fazenda, durante os quatro anos do primeiro mandato de Lula.

Um comentário:

  1. Até que enfim Briguilino reconhece o mérito do governo Itamar. No entanto se esquece que Lula e o PT combateram duramente o Plano Real que propiciou a estabilidade do país.

    O grande mérito de Lula é o de não ter feito nada para mudar o plano que foi desenvolvido sob a batuta de FHC quando era Ministro da Fazenda de Itamar, e colocado no Banco Central um banqueiro tucano, Henrique Meireles, mantendo o Banco Central com certa autonomia.

    O que falta a Lula é aprender com a crise. Se o corte de impostos e juros ajudou a tira o Brasil mais rápidamente da crise, continuar cortando impostos e juros fará com que o Brasil se desenvolva mais rápidamente.

    Lula e o PT são incapazes de ver esta realidade.

    ResponderExcluir