Crime de lesa Pátria - Demab

A pergunta que devemos fazer é: O aumento da taxa selic ajudara a baixar os preços das comodites?
A resposta é...Não!
Então porque o BC faz isso?

Taqui o motivo principal: "A valorização cambial e de juros tem sido utilizada para gerar grandes lucros nos mercados de derivativos, principalmente nos swaps reversos que o BC tão "inocentemente" vende e recorrentemente perde. Essas perdas ficaram camufladas no grande prejuízo do BC em 2007, que foi “explicado” rapidamente apenas pela valorização cambial.

Dentro desse prejuízo há muitas fontes de receitas e despesas, entre elas os swaps reversos. São muitos bilhões envolvidos que podem explicar entre outras coisas porque a taxa de juros no Brasil é tão alta e porque há tanta oposição ao fundo soberano.

A grande razão para a proposição do fundo soberano no Brasil é dar à Fazenda um pouco do controle que o BC exerce sobre o câmbio. I.e., dar à Fazenda poder para impedir ou reduzir a contínua desvalorização do dólar. E por isso que há grande resistência do BC. Ele não quer perder o controle sobre a definição de quem ganha e quem perde, por exemplo, nos contratos de swaps reversos. Ele faz isso controlando ao mesmo tempo o câmbio, os juros e a própria oferta desses swaps.

São bilhões, mas é como tirar doce de criança. Não querem que um governo com prioridades políticas interfira nos bons negócios do DEMAB.

No DEMAB só há tubarões, capatazes, cegos e surdos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário