Outubro: menor desemprego em 16 anos

Uma queda no desemprego para 12,5% em outubro, contra 13,5% em setembro, é o que aponta, em relação à região metropolitana de São Paulo, pesquisa feita e divulgada hoje pela Fundação Seade e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Na média, a taxa de desemprego em seis das maiores regiões metropolitanas do país - São Paulo, Belo Horizonte, Distrito Federal, Porto Alegre, Recife e Salvador - ficou em 13,4% em outubro (contra 14,1% de setembro), segundo os mesmos dados dessa Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED).

Ampliar
Image

Image

Taxas de Desemprego Total na Região Metropolitana de São Paulo
(Novembro/2006 - Outubro/2008)  

Aí também um recorde nos últimos tempos: é a menor no mês nos últimos dez anos - desde outubro de 1998. São dois tentos lavrados pelo governo Lula e sua política de priorizar o crescimento. 

Em outubro, o contingente de desempregados nessas seis regiões, segundo a pesquisa, era de 2,698 milhões de pessoas, 141 mil a menos do que em setembro,  e o número de ocupados, 17,484 milhões de trabalhadores para uma População Economicamente Ativa (PEA) de 20,181 milhões.

Fonte: Secretaria de Economia e Planejamento – SEP. Convênio Seade–Dieese e MTE/FAT.

Isso deve ser reflexo das politicas tucademos implementadas no desgoverno FHC, não é mesmo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário