Os recados de Dantas

Em um dos capítulos da série “O caso de Veja”, o “Quarteto de Veja”, narro a estratégia de plantação de notinhas, praticada especialmente pela coluna “Radar”, de Lauro Jardim, na Veja. No capítulo, vários exemplos das notas do Radar, criando falsos escândalos ou passando recados.

Recomeçou o jogo. Não sei o que está no centro dessa movimentação, agora, qual o tema que voltou a acirrar os conflitos entre Dantas e os fundos. Mas voltou o velho jogo de Lauro Jardim, como se nada tivesse ocorrido nesse último ano, como se esse tipo de jornalismo já não fosse de conhecimento geral (clique aqui).

PSDB vai assinar CPI dos Fundos

A bancada do PSDB na Câmara se reuniu hoje de manhã e decidiu assinar a CPI dos Fundos, proposta pelo PMDB. Os tucanos não veem a hora de o circo pegar fogo na base governista, com PMDB caçando corrupção do PT e vice-versa.

O enredo que vai se seguir é entediantemente conhecido: se o PT não tiver mais como segurar a CPI, apoiará a CPI, mas…mas com a condição de se apurar a atuação dos fundos também no governo FHC.

E em relação aos fundos, todos sabem como é em qualquer governo: quem procurar, acha.

BRASIL

Gushiken nos fundos…

O ex-blog de Cesar Maia de hoje abre o leque das influências nos fundos de pensão - e bota na roda um personagem sumido, Luiz Gushiken.

Eis o que diz Cesar: “A gula do PMDB manteve oculto o personagem principal. Quem manda mesmo nos fundos de pensão das estatais federais é o Gushiken, amigão do Lula, ex-ministro e mais ministro que nunca, agora fora das câmeras, porém mais ativo do que nunca. Conversem com a associação de engenheiros da Petrobras ou mesmo com quem conhece o Previ-BB, ou todos…”.

…e nas pistas

A propósito de Luiz Gushiken, em meados de 2008 ele quase fechou uma parceria inusitada (com Nizan Guanaes), num negócio igualmente incomum para ele (corrida de automóveis).
Gushiken procurou Nizan, que é dono da franquia do Stock Cars no Brasil, para propor que se associassem para trazer para o Brasil um evento de automobilismo típico do Japão.

Gushiken tinha a possibilidade de comprar os direitos da corrida. Nizan entusiasmou-se. Mas a crise fez o negócio ficar em ponto morto.

Não sei qual o jogo atual, onde está o pepino do momento, mas é evidente que a menção a essa tal proposta a Nizan é recado, tipo “eu sei quem você é e o que está fazendo”.

É tão previsível esse jogo que é só sentar na cadeira, ligar a TV e aguardar o próximo capítulo da novela Dantas-Veja, com roteiro pré-preparado, substituindo a novela Jarbas Vasconcellos.

Luis Nassif 

Nenhum comentário:

Postar um comentário