Exportação não é tudo

“Poucos atentam para isso, mas a China é menos dependente do exterior do que se imagina. As exportações chinesas não desempenham papel de principal motor da economia.O que verdadeiramente impulsiona hoje são os investimentos em ativos fixos e o consumo interno, incluindo gastos residenciais e públicos."

"O grande mito de que exportações líquidas são o principal motor do crescimento tem sido cada vez mais refutada diante do agravamento da crise mundial e consequente retração do mercado mundial."

"Em 2008, elas contribuíram com apenas 0,5 ponto porcentual para o aumento do PIB e, no primeiro semestre de 2009, essa contribuição foi negativa em 2,9 pontos. Impulsionados pelo pacote de estímulo, aumentou consideravelmente a contribuição do investimento fixo para o crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2009, com 6,2 pontos ante 4,3 pontos em 2008. Já o peso do consumo interno foi de 3,8%."

"A China tornou-se o principal parceiro comercial brasileiro, ultrapassando os EUA pela primeira vez, atesta Rodrigo Maciel. E tudo indica que poderemos continuar assim nos próximos trimestres. É uma oportunidade única, num mercado mundial deprimido."

Rodrigo Tavares Maciel, secretário executivo do Conselho Empresarial Brasil-China

Aonde estão agora os críticos e especialistas que tanto bateram na política externa do governo do presidente Lula?

Um comentário:

  1. Marco Antônio Leite19 julho, 2009

    Caro Briguilino, estou muito aborrecido com vossa senhoria, pois venho comentando sobre a conduta neoliberal do compadre Lula e, nada esta sendo postado sobre esse assunto. Seu blog no meu entendimento é um dos melhores que existe, mas não é defendendo somente um lado da moeda que se faz democracia de verdade. Democracia de fato é aquela que fala bem ou faz criticas da esquerda, direita, anarquistas ou daqueles que não tem uma ideologia definida. Por diversas vezes fiz criticas ao malandro do Zé Dirceu, homem que fez com que muitos ex-petistas radicais caíssem fora do PT água com açúcar devido às alianças feitas com partidos políticos conservadores e de direita conhecidos e manjados daqueles que não aceitam a elite que de fato manda e desmanda nesta bagunça disfarçada de nação.

    ResponderExcluir