Chegou ontem a Suape o superguindaste Goliath, o gigante que vai agilizar a construção dos navios no Estaleiro Atlântico Sul. Segundo reportagem de Micheline Batista, no Diario de Pernambuco, o navio Saga Morus, com bandeira de Hong Kong, atracou às 10h no cais de acabamento do EAS, trazendo a bordo o equipamento fabricado pela WIA.
O descarregamento das 170 partes do superguindaste vai demandar sete dias, e serão necessários mais quatro meses para sua montagem. Em funcionamento, o Goliath terá 100 metros de altura (o equivalente a um prédio de 30 andares), vão (distância entre as 'pernas') de 164 metros e capacidade para içar 1,5 mil toneladas.
O EAS encomendou dois Goliaths à WIA ao preço de US$ 68 milhões. O que chegou ontem começará a operar em novembro, no dique seco do estaleiro. Já o segundo chegará no final de outubro e entrará em operação em março de 2010.
Os guindastes estão entre os maiores do mundo e possuem a mesma capacidade dos que estão instalados nos estaleiros mais modernos da Ásia. Em Suape, eles poderão operar conjuntamente, de forma sincronizada, com dois operadores cada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário