Royalties: Mar territorial pertence à União

Algum dia, alguém vai me convencer de que o petróleo nas águas profundas pertence ao Estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo? É certo que existe uma Lei, mas que foi feita para apaziguar o Brizola. Mesmo as praias, até 33 metros da preamar, são de propriedade da União, e chamadas "áreas de Marinha".

O benefico indireto que os estados e municipios lindeiros ao Atlantico, são mais do que suficientes para compensar eventuais danos ambientais, como gerção de empregos, instalações de aeroportos e heliportos, Aumento geral dos níveis salariais na região, turismo, etc.
João Alhais
Belo Horizonte - MG

Um comentário:

  1. Me responda o que acontecerá com esses mesmos benefícios quando o petróleo acabar? Então, os royalties são uma poupança para a geração futura que não usufruirá desse petróleo. O mais natural é que as economias dos estados costeiros seja baseada na extração do petróleo. É o que acontece com o RJ. Nada anormal. E lembrando que nem todos os benefícios são para os nascidos no estado. Há muitas pessoas nascidas fora daqui que aproveitam isso. E se você falar de emprego, bom, nem todo mundo aqui quer trabalhar com petróleo. Mas, assim se faz. A Constituição é bem clara quando diz que a compensação financeira é do estado onde ocorre exploração. As jazidas de minério de MG são da União. Por qual motivo não dividimos tudo então?! Procure se informar. Vai causar menos estrago com suas declarações.

    ResponderExcluir