Fórum Político Mundial


o falar na manhã de ontem, no Fórum Político Mundial, promovido pela Fundação Gorbachev e realizado em Bosco Marengo (Piemonte, Noroeste da Itália), considei que há 20 anos, com a queda do Muro de Berlim e tudo o que a ela se seguiu, o mundo iniciou um processo de transformações talvez sem precedentes na História Humana.
Numa paródia e, ao mesmo tempo elogio ao mestre Eric Hobsbawm - com quem me encontrei na Itália - começamos a sair de uma “Era de Extremos” e a trilhar um mundo novo e desconhecido.

Chegamos a uma nova Era marcada por um avanço tecnológico ímpar, alcançado com o advento da Internet, a ferramenta  que possibilitou à raça humana implodir as distâncias físicas e temporais que a separaram durante toda a sua História.

Esse processo nos levou a saber, hoje, que a supremacia de um único mundo desenhada com a Queda do Muro de Berlim não teve nem terá êxito. "Se presenciamos a derrocada de um sistema com a “Queda do Muro”, as idéias que o insuflaram permanecem latentes em cada um de nós", destaquei ao relacioná-las: "Igualdade de oportunidades, justiça social, condições de vida dignas, solidariedade, fim da exploração."
Não podemos agora abrir mão dessas idéias, sob o risco de aprofundarmos o fosso que há milênios separa dois mundos - o dos poucos que muito têm e o dos milhões e milhões que quase nada possuem.

Leia a íntegra da apresentação publicada na seção
 Artigos do Zé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário