Image
Chamaram-me atenção duas notas publicadas pelo Elio Gaspari em sua coluna dominical (15.11) nos jornais Folha de S.Paulo e O Globo: uma eu considero correta, a outra, não é que esteja incorreto o registro do colunista , mas faz parte da lenda e folclore que envolvem a candidatura do presidencial tucano paulista, o governador José Serra.

O jornalista acentua que quem entende de pesquisas, depois de analisar os percentuais da última Vox Populi (36% para Serra, 19% para a candidata do PT e da base aliada, Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa) acha que mantidas "as condições normais de temperatura e pressão", entre o fim de janeiro e o início de março próximos, os dois estarão "emparelhados".




Eu também tenho sido um analista imparcial de pesquisas e acho que ele e os que entendem de levantamentos de opinião pública e com os quais conversou, estão certos. Têm toda razão, a tendência é essa. É o que dizemos desde o inicio do ano, é só ler os outros posts que publico aqui sobre pesquisas ao longo de 2009.
Só fui cauteloso em algumas ocasiões, como quando disse, por exemplo, que até as festas juninas desse ano Dilma ultrapassaria o governador presidenciável de Minas, Aécio Neves, nas pesquisas e ela o ultrapassou já na Semana Santa.

2 comentários:

  1. É, pode ser, Zé. Mas a Ministra pesa um bocado. Não tem sido fácil para o Presidente Lula carregá-la a tiracolo e transmitir-lhe alguns dos "parcos votinhos" que "somente" 80% dos brasileiros lhe dariam hoje.
    Todavia, findo por concordar: da feita que o Serra só faz cair nem será preciso que a Dilma suba tanto, um dia ela o utrapassará.

    ResponderExcluir
  2. Quando começar realmente a campanha para presidência...o povo vai mostrar o quanto a Dilma é leve. Vai rapidamente coloca-la nas alturas com os votos que deixaremos nas urnas. Ano que vem é Dilma na cabeça e não tem para mais ninguem.

    ResponderExcluir