Lula e TCU cumpriram com suas obrigações

Quando Ubiratan Aguiar, o tucano que preside o Tribunal de Contas da União (TCU) afirma "cumprimos nossa parte”, ele diz exatamente o que a Constituição manda: o TCU é um órgão auxiliar do Legislativo e o Orçamento aprovado por este, segundo a mesma Constituição, só pode ser executado depois de sancionado pelo Executivo que, pela mesma Lei maior do país, tem poder de veto.

O presidente Lula não fez outra coisa senão exercer seu direito constitucional ao vetar artigo e assegurar R$ 13,1 bilhões para quatro obras da Petrobrás, que segundo o TCU apresentam irregularidades "graves" como preços acima dos de mercado e falhas nos projetos.

As obras são a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, construída em parceria com a PDVSA - Petróleo da Venezuela S/A; Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), do Paraná; terminal petrolífero de Barra do Riacho, no Espírito Santo; e o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ).  Se o presidente não assegurasse a continuidade dessas obras e as interrompesse como quer o TCU, simplesmente estaria desempregando 25 mil trabalhadores.

O TCU, por sua vez, jamais provou suas acusações, até porque essa não é atribuição sua. Já a Petrobras e o governo demonstraram exaustivamente a não existência de irregularidades nos projetos e nas obras, o que foi fartamente comprovado na CPI da Petrobras pedida e organizada pela oposição no Congresso Nacional.

2 comentários:

  1. José Dirceu como réu de crime não tem autoridade para falar em crime. O TCU é um órgão fiscalizador e de auditoria. As conclusões do TCU são baseadas em provas coletadas pelos auditores. O TCU não emite relatórios sem provas. Só um idiota completo acredita nisto. José Dirceu não é um idiota, mas é um criminoso mal intencionado.

    O que José Dirceu diz é o mesmo que um delegado que investiga um assassinato, acha o assassino e fica por isto mesmo pois já cumpriu a sua missão. Investigou o assassinato.

    Só mesmo um perfeito idiota para acreditar nesta desculpa esfarrapada do réu José Dirceu.

    ResponderExcluir
  2. Não tem nenhuma desculpa nesta postagem. José Dirceu disse com todas as letras que o TCU não tem autoridade para paralisar obras "é um orgão auxiliar do legislativo. E que o presidente da republica (seja ele quem for tem o direito de vetar o que entender que deve ser vetado). Que o legislativo consiga 2/3 dos votos e derrube o veto presidencial. A isso chamamos de democracia representativa.

    ResponderExcluir