Atribui-se, à Maria Antonieta, uma famosa frase: "Se não têm pão, que comam brioches", que teria sido proferida a uma de suas camareiras certa vez que um grupo de pobres foi ao palácio pedir pão para comer.
Maria Antonieta se angustiava com a situação dos pobres. Em uma de suas cartas à mãe, ela chega a comentar o alto preço do pão. Diz, também, o seguinte:
"Tendo visto as pessoas nos tratarem tão bem, apesar de suas desgraças, estamos ainda mais obrigados a trabalhar pela felicidade deles".
Fui catar este texto na Wikipédia depois de ler uma tuittadas do senador Cristovam Buarque sobre nós (povo) desistirmos do sonho do carro próprio. Daqui prá poco ele também vai defender que a gente desista do sonho da casa própria, da roupa própria, da vida própria e por aí vai.
O que noto na frase da Rainha além da ignorância monstruosa que ela tinha sobre as condições dos seus súditos é uma genuína preocupação com eles.
Enquanto que o senador e grande parte da elite brasileira se preocupa apenas com o bem estar deles.
Por exemplo: Eles acham que nós devemos andar a pé ou em transporte público, enquanto eles devem se locomover em carros luxuosos, aviões, iates etc e claro tendo um subordinado para dirigir, pilotar, velejar.
Ah, e os defensores do meio ambiente, ecologistas, ambientalistas etecetera e tal? Estes é que são "iguais" demais.
Pregam prá que a gente não consuma, não agrida o meio ambiente. Mas eles? Consumem tudo que o dinheiro lhes proporciona.
Desafio os ecologistas vips tipo Marina Silva, Carlos Minc, Vitor Fasano a contratar um instituto, empresa que mede o impacto negativo que causamos a natureza e faça uma comparação entre o mal que o predador Briguilino causa ao meio ambiente e o que eles ecovips causam.
Sabe gente, esta "gente fina" são hipócritas demais para meu desgosto.
Eles desistem das mordomias não.
ResponderExcluir