Feitos uma para o outro - imagem e texto


Uma das mais notáveis mentiras é a suposição de que essas pessoas funcionem como repórteres, e que, de fato, eles reportem em nosso benefício… As instituições da mídia são corruptas. Muitos trabalhadores da mídia, especialmente os que vivem em Washington, trabalham desavergonhadamente para as nossas elites …  Eles desempenham o papel de cortesãos a papaguear propaganda (da elite). Cortesãos não desafiam a elite ou questionam a estrutura do poder empresarial … A elite concede que os cortesãos entrem no seu circulo mais íntimo … Nenhuma classe de cortesão … jamais se transformou numa classe responsável ou socialmente produtiva. Os cortesãos são os hedonistas do poder.”
De Chris Hedge, no livro “Empire of Illusion – The end of literacy and the triumph of spectacle”, editora Alfred Knopf, Canadá, 2009, pág. 175.

3 comentários:

  1. Este artigo me remete à cobertura da mídia brasileira as eleições 2010. A grande mídia provoca o tempo todo polarização entre o candidato da oposição e candidata do governo. Os candidatos Dilma e Serra estão todos os dias estampados nos jornais e telejornais e os demais candidatos são ignorados. E o debate sobre o futuro?Que nação que queremos construir. A grande mídia não está preocupada com. estas indagações, mas sim, em defender os seus interesses.. Pena que a mídia independente- blogs- na sua maioria, tem ajudado a disseminar o pensamento hegemônico da grande mídia em vez de estimular o debate.
    A eleição em dois turnos foi idealizada para que pluralidade brasileira possa se manifestar - através de propostas antagônicas - no período eleitoral, especialmente, no primeiro turno. Precisamos de gente disposta a pôr tempero neste prato insosso que querem nos servir nesta eleição. Precisamos da candidatura da Marina para nos sensibilizar com a suas utopias e precisamos da candidatura do Ciro para apimentar o debate e acabar com o conformismo estabelecido. Enfim, precisamos de novas idéias, para despertar no povo brasileiro um olhar para o futuro, e não, ficar preso ao passado e ao presente•.

    ResponderExcluir
  2. Não é só a grande mídia. Os detentores do poder hoje também não estão preocupados em discutir o futuro de nosso país.

    Querem dirigir olhando pelo retorvisor. Querem discutir o passado, principalmente porque são uma nulidade em planejar o futuro. Só sabem copiar o que foi criado por governos anteriores inclusive os esquemas de corrupção.

    A grande mídia e o governo querem polarizar a eleição em dois candidatos que são farinha do mesmo saco.

    precisamos de inovação, precisamos avançar e não reviver os anos 60. Precisamos de governantes éticos, honestos e com princípios morais.

    O continuísmo do governo lulo petista só redundará em desastre para o Brasil

    ResponderExcluir
  3. " Eu vejo o futuro repetir o passado, eu vejo um museu de grandes novidades"...

    ResponderExcluir