Para Lula governo de FHC foi 'década perdida' da economia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou o período do governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) como parte das décadas perdidas na economia. Lula afirmou em discurso na abertura do Michelin Challenge Bibendum, no Riocentro, no Rio de janeiro, que o país agora tomou gosto pelo crescimento.

"Qualquer um de vocês pode checar que poucas vezes investimos tanto em infraestrutura no país como agora. Tivemos algo próximo disso em 1975, mas na época o governo tomou dinheiro emprestado a 6% e, logo depois, os juros subiram 21%. Sabemos o que se passou com isso. Passamos duas décadas perdidas, entre 1980 e 2000", afirmou Lula.

Em seu discurso, Lula criticou ainda os países ricos dizendo que o Brasil mostrou ao mundo, "humildemente", como se faz política econômica com seriedade. "O Brasil aprendeu que o que acontece no mundo hoje é de uma irresponsabilidade muito grande. O mercado não é Deus e o estado não é o diabo. Aprendemos que se os dois funcionarem bem juntos é um tanto melhor", disse. "No Brasil, não vacilamos", disse.

"Acabamos também com essa história de PIB potencial, que era uma bobagem de alguns economistas que diziam que o Brasil não podia crescer mais de 3% que a casa caía. Agora, vimos que é gostoso crescer 4%, 5%, 6%. Também não queremos crescer demais porque não queremos ser uma sanfona, que vai a 10%, volta a 2%, que vai a 10% e volta a 2%. Queremos crescer de forma sustentável", completou Lula.

Um comentário:

  1. Esta é muito boa. Decada perdida na economia. Só um idiota completo pode falar desta maneira ou acredita nisto.

    Se hoje temos estabilidade econômica foi graças ao Plano Real criado no governo Itmar Franco quando FHC era presidente.

    FHC baixou a inflação de 83% ao mês para algo em torno de 12%, atraiu investimentos para o Brasil e deu credibilidade a economia brasxileira.

    O plano foi tão bom que Lula nomeu um tucano para presidir o Banco Central com independência, Henrique Meirelles que era um banqueiro deputado federal do PSDB.

    Lula está colhendo os frutos plantados por FHC.

    Como pode mentir desta forma e achar que ficará impune?

    ResponderExcluir