Que Brasil é este dos 5% do contra?

O tema do Balaio vale uma pesquisa em profundidade, uma tese acadêmica ou mesmo uma capa de revista: que Brasil é este dos 5%?
Entra pesquisa, sai pesquisa, eles estão sempre lá do mesmo tamanho. São os que consideram o governo Lula ruim ou péssimo. A aprovação do presidente e do governo pode variar entre 70 e 80%, conforme o instituto, os restantes ficam na categoria regular e, invariavelmente, temos os 5% de insatisfeitos com os rumos do país, tanto faz o que esteja acontecendo naquele momento de bom ou ruim.
Quem são eles, onde vivem, o que fazem, o que pensam? Já que ninguém se atreve a investigá-los, disponho-me aqui a encontrar algumas respostas sobre o perfil deste minoritário, mas sólido contingente de brasileiros que não mudam de opinião, mesmo remando contra a maré.
Mais do que um posicionamento político-partidário ou mesmo ideológico, como à primeira vista indicam as pesquisas, creio que se trata de um fenômeno psíquico, algo mais ligado aos sentimentos do que à razão, ao comportamento humano de um núcleo duro que é do contra porque é do contra, quaisquer que sejam suas motivações.
Em termos absolutos, estes 5% representam mais ou menos 9 milhões de brasileiros, o mesmo universo dos que lêem habitualmente jornais e revistas da grande mídia, o que pode representar uma primeira pista para entendermos seu pensamento.
Noto isto pelos comentários dos leitores publicados aqui no Balaio. Qualquer que seja o assunto, política, futebol, literatura, música, cinema, observações de viagem, mulheres bonitas, praias, botecos ou buracos de rua, sempre aparecem os mesmos comentaristas, escrevendo as mesmas coisas, com os mesmos argumentos: nada funciona, ninguém presta, tudo está ruim, a vida não vale a pena.
Confundem o país com o governo, a vida real com o noticiário do poder, ao reproduzir o que lêem nas manchetes e nos editoriais dos grandes veículos, nos blogs da Veja.com, nas colunas de O Globo ou ouvem dos comentaristas da CBN e da Jovem Pan. Se você fala bem de alguma coisa acontecendo no país, logo te chamam de vendido, chapa-branca, idiota.
Não importa o assunto. Nas viagens pelo Brasil que fiz nas últimas semanas, falei da minha alegria em revisitar as cidades de Teresina e Rio de Janeiro, que me encantaram por algumas características que tornam a vida dos seus moradores mais agradável, mesmo com todos os problemas de qualquer capital, grande ou pequena.
A grande maioria dos leitores destes dois lugares gostou do que escrevi, até me agradeceu por falar bem destas cidades que normalmente só aparecem no noticiário pelo lado negativo, dando-se mais destaque às suas mazelas do que aos seus encantos.
Mas lá estavam também os 5% de sempre, que me esculhambaram por elogiar a cidade onde vivem, dizendo que eu não vi nada, que a vida ali é um inferno, que não existe nada de bom, que só pensam em ir embora de lá.
Teresina é administrada pelo PSDB e, o Rio, pelo PMDB, em aliança com o PT, o que me prova não se tratar de implicância partidária, mas de um estado de espírito.
Como não posso pedir ajuda aos universitários, apelo aos leitores para que juntos encontremos outras respostas capazes de explicar que Brasil é este dos 5%. Ou será que vivemos em países diferentes?

9 comentários:

  1. BRIGUILINO E BLOGANAUTAS:

    QUEREM CHORAR DE RIR?


    http://www.youtube.com/user/ptremdastreze#p/u/0/ecO5ewAjUn0

    ResponderExcluir
  2. Estes 5% são aqueles que acreditam que os fins não justificam os meios. São os que acreditam que a dignidade do ser humano está acima da ideologia e dos interesses pessoais de nossos governantes.
    Estes 5% são aqueles que acreditam que a ética e a honestidade estão acima dos sucessos ou insucessos do governo.
    Este 5% são aqueles que não acreditam no “rouba mas faz”.

    ResponderExcluir
  3. Wladimirdisse:31/05/2010 às 13:41

    Kotscho, é indescritível o orgulho que tenho por fazer parte desses 5%.
    No tempo do Médici, que talvez você já tenha se esquecido, os jornalistas chapas-brancas também faziam essa pergunta. Era uma MINORIA INSIGNIFICANTE que estava contra o Ditador. Era o tempo do Brasil Grande: “Este é um país que vai pra frente….” ou “Brasil, ame-o ou deixe-o”.
    Que coisa, né Kotscho, como as coisas mudam, e como as pessoas também mudam. Será que você e seus “companheiros” estavam na “minoria” na época do Regime Militar, ou compunham com a “maioria”?
    O que o PODER não faz com as pessoas… Como as “boquinhas” transforma as consciências…
    O que vocês pensam em fazer com essa “minoria”? Seremos “fichados”? Exigirão que apresentemos um Atestado Ideológico?
    A que ponto chegamos!!!!
    E eu que pensei ter visto tudo o que os petistas tinham para mostrar, constato que a cada dia vocês apresentam uma coisa diferente.
    Lembra-se daquela brochura que esteve na moda lá pelos anos setenta, do Georges Lukacs? Para refrescar sua memória: “CARTA SOBRE O ESTALINISMO”, Aquela, que trazia na capa uma pirâmide formada de soldadinhos de chumbo representando STALIN. Seria bom você voltar a ler…

    ResponderExcluir
  4. MORAISdisse:31/05/2010 às 13:46
    Artigo estúpido. Felizmente os comentários estão bem melhores que o artigo. Este atual governo, se o Brasil ainda fosse sério, estaria todo na cadeia. Se fosse na China, Eua, Japão, etc, os Petralhas estariam na fila do paredão (pena de morte). Será que o jornalista não enxerga o óbvio ou também já entrou na folha de pagamento da quadrilha. Mas isto vai acabar muito mal para nós brasileiros honestos, pois esta conta já passou de um trilhão de dólares (DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA).

    ResponderExcluir
  5. Caio Sdisse:31/05/2010 às 13:55
    O senhor pode estar certo, mas não no meu caso.
    Acho o governo Lulla ruim não porque está tudo ruim mas pela forma como o faz. Vale lembrar: o que de melhor existe no governo Lulla veio do governo anterior (política econômica).
    No mais sou contra esta sociedade de divisões e discórdia patrocinada por Lulla da Silva. Compra os pobres com o Bolsa Família, compra os ricos com Bolsa “BNDES”, compra os universitários com bolsa UNE e Prouni, compra os intelectuais com o Bolsa ditadura, compra os sindicatos com o Bolsa imposto sindical, e vai comprar os aposentados com o Bolsa abono…
    Sim, é contra esta forma de fazer política que eu sou contra, contra esta sociedade dividida que Lulla está plantando no Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Paulo Adonaidisse:31/05/2010 às 13:58
    O jornalista está enganado quanto aos números. E quanto ao enfoque. O Brasil não é o Lula não. Se fosse, 49% dos brasileiros(Serra+Marina) contra 37% do Lula(Dilma) não estariam querendo mudar o país. E que falta de respeito aos seus colegas de profissão. Se eles assinam o que escrevem, não podem opinar como você? E quem é você para censurar, mesmo que seja 0,00001% e não 5%? Vai abrir um gulag para botar quem é contra o Lula dentro?
    Paulo Adonai

    ResponderExcluir
  7. Paulo Cesardisse:31/05/2010 às 14:13
    Caro jornalista chapa branca! Eu sou um dos 5% aos quais você se refere, apesar de nunca na vida ter tido o prazer de responder uma pesquisa destes institutos fajutos… Mas te adianto o meu perfil: Trabalhador da iniciativa privada ,pagador de impostos, não mamo nas tetas do governo, pago plano de saúde para não ter que morrer na porta de um hospital público, pago colegio para os meus filhos, pois o ensino público é de pessima qualidade, moro em um condominio com cerca eletrica, monitoramento, segurança 24 para diminuir as chances de ser assaltado e morto em minha casa e o pior: sustento esta cambada de vagabundos intitulados de “esquerda” que tomaram de assalto o país! Tome vergonha meu senhor!

    ResponderExcluir
  8. Eliane (RJ)disse:31/05/2010 às 14:22
    Sr. Dono do Blog,
    Com muito orgulho faço parte dos 5% que não se deixaram levar pelo “embromation” oficial.
    Sou da oposição sim! Pois toda unanimidade padece de burrice crônica. Stalin tinha 110% de aprovação, assim como o camarada Mao e o companheiro Fidel.
    Portanto, não satanize o que voce ja foi.
    Até porque a situação pode mudar, É assim na democracia, regime que voces, petralhas, abominam e solapam.

    ResponderExcluir
  9. São mais de 200 comentários feitos ao jornalista chapa branca.

    Portanto, como se diz aqui em Minas

    Tomou papudo?

    ResponderExcluir