PT e PSDB aguardam por definição do governador Cid Gomes


O governador Cid Gomes (PSB) está de retorno dos Estados Unidos e já amanhã, na Serra da Meruoca, presidirá o segundo encontro regional do seu partido (o primeiro foi no Cariri, no último fim de semana). A expectativa é de que o governador, na próxima semana, antes de viajar para a África do Sul, convidado para a solenidade de abertura da Copa do Mundo, ele converse com lideranças do PT, e também do PSDB, sobre a aliança que liderará nas eleições de outubro próximo.

O PT programou um encontro para o dia 19 deste mês a fim de decidir sobre alianças e candidaturas. Por conta do silêncio do governador, essa decisão do partido já foi adiada por duas vezes. A convenção para homologação das candidaturas petistas está marcada para o dia 27 vindouro, mesma data programada pelo PSB para a sua convenção. Se o governador não acertar os detalhes da aliança com os petistas, no início da próxima semana, o encontro do dia 19 poderá ser adiado novamente, admitem alguns dos integrantes do PT.

Cid Gomes está com a viagem programada para a África do Sul, o que deve acontecer na próxima quarta-feira. A solenidade de abertura da Copa do Mundo será no dia 11 e a primeira partida da seleção brasileira vai acontecer no dia 15.

O PSDB, que também aguarda uma definição do governador sobre se o PSB fará ou não uma coligação com os tucanos, já marcou sua convenção para homologação de candidaturas para o dia 19 próximo. O senador Tasso Jereissati, no início desta semana, disse aos deputados estaduais e federal do seu partido que está aguardando uma conversa com Cid Gomes, para definir a situação.

Aliados do governador, reservadamente, dizem que ele aproveitou a viagem aos Estados Unidos para uma conversa com o deputado federal Ciro Gomes sobre o fechamento das alianças em torno de sua candidatura à reeleição, em cujos planos está o PSDB e a reeleição do senador Tasso Jereissati.

Os encontros regionais do PSB, tomando como exemplo o primeiro que foi realizado no último sábado na Região do Cariri, vão servir apenas para os filiados do partido reforçarem a autonomia do governador para conduzir, pessoalmente, as negociações de alianças majoritária e proporcional.

No encontro da Serra da Meruoca, amanhã, alguns filiados ao PSB estão admitindo a possibilidade de lá estar o deputado Ciro Gomes, fazendo sua primeira aparição pública, após ter sido afastado da disputa presidencial pelo PSB e ter viajado para os Estados Unidos, licenciado por 30 dias da Câmara dos Deputados. Ciro, como garantir o governador Cid Gomes, votará em Dilma Rousseff para presidente, mas ainda não disse se participará da campanha dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário