The Independent: Serra, enfadonho. Dilma, extraordinária!

Transcrevo artigo do jornal inglês The Independt
por Hugh O’Shaughnessy

A mulher mais poderosa do mundo começará a andar com as próprias pernas no próximo fim de semana. Forte e vigorosa aos 63 anos, essa ex-líder da resistência a uma ditadura militar (que a torturou) se prepara para conquistar o seu lugar como Presidente do Brasil.

Como chefe de estado, a Presidente Dilma Rousseff irá se tornar mais poderosa que a Chanceler da Alemanha, Angela Merkel e que a Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton: seu país enorme de 200 milhões de pessoas está comemorando seu novo tesouro petrolífero. A taxa de crescimento do Brasil, rivalizando com a China, é algo que a Europa e Washington podem apenas invejar.
Sua ampla vitória prevista para a próxima eleição presidencial será comemorada com encantamento por milhões. Marca a demolição final do “estado de segurança nacional”, um arranjo que os governos conservadores, nos EUA e na Europa uma vez tomaram como seu melhor artifício para limitar a democracia e a reforma. Ele sustenta um status quo corrompido que mantém a imensa maioria na pobreza na América Latina, enquanto favorece seus amigos ricos.
A senhora Rousseff, a filha de um imigrante búlgaro no Brasil e de sua esposa, professora primária, foi beneficiada por ser, de fato, a primeira ministra do imensamente popular Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ex-líder sindical. Mas com uma história de determinação e sucesso (que inclui ter se curado de um câncer linfático), essa companheira, mãe e avó será mulher por si mesma. As pesquisas mostram que ela construiu uma posição inexpugnável – de mais de 50%, comparado com menos de 30% – sobre o seu rival mais próximo, homem enfadonho de centro, chamado José Serra. Há pouca dúvida de que ela estará instalada no Palácio Presidencial Alvorada de Brasília, em janeiro.
Assim como o Presidente Jose Mujica do Uruguai, vizinho do Brasil, a senhora Rousseff não se constrange com um passado numa guerrilha urbana, que incluiu o combate a generais e um tempo na cadeia como prisioneira política.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

3 comentários:

  1. Maria Angela Barreto27 setembro, 2010

    Artigo fantástico... faz justiça a tudo que Dilma representa.. uma mulher corajosa, determinada e completamente comprometida com a justiça social e progresso do nosso pais.. Achei incrivel quando o texto diz, o cito:
    " Sua ampla vitória prevista para a próxima eleição presidencial será comemorada com encantamento por milhões. Marca a demolição final do “estado de segurança nacional”, um arranjo que os governos conservadores, nos EUA e na Europa uma vez tomaram como seu melhor artifício para limitar a democracia e a reforma. Ele sustenta um status quo corrompido que mantém a imensa maioria na pobreza na América Latina, enquanto favorece seus amigos ricos."
    A direita neoliberal brasileira representada pelos estadoões, redes globos, editora abril e outros bolsões da elite está desesperada!!!!... só falta 05 dias para elegermos a primeira mulher presidente do Brasil.. haja coração!! é Diilllma!!!

    ResponderExcluir
  2. Enquanto os jornais do mundo inteiro enaltecem o governo Lula e as qualidades da sua sucessra Dilma,que será a primeira mulher presidente do Brasil,nossos jornais páfios,omitem o momento histórico que estamos vivendo…

    Corremos o risco de as gerações futuras não saberem o que realmente se passou no Brasil nas eleições presidenciais de 2010. Ainda bem que existe internet, e por consequência, a blogosfera !!

    ResponderExcluir
  3. SHOW de reportagem! É com esse otimismo que precisamos seguir em frente.
    Achei todo mundo por aqui meio pra baixo nas três reportagens que visitei. Vamos levantar a cabeça e batalhar nessa reta final para elegermos uma maioria de esquerda no legislativo e executivos estaduais e a Dilma presidente. Paulistas muito empenho para ajudar o Mercadante aqui em São Paulo que pelo Vox tem chances reais de segundo turno! Nosso discurso aqui tem de ser de vitória, ou vocês acham que o PIG e os demo-tucanos não estão bisbilhotando os Blogs progressistas.

    ResponderExcluir