Tablets - Novos rivais do iPad devem aquecer mercado

Os próximos meses reservam boas novidades, além do iPad, para quem espera adquirir um tablet
Até o fim deste ano, os consumidores de tecnologia vão se deparar com uma grande de quantidade de lançamentos na área que terão um forte potencial de inserir a palavra "tablet" em suas listas de compras. Esses dispositivos - uma espécie de computador pessoal em formato de prancheta, com tela sensível ao toque - voltaram à cena com estilo depois do lançamento do iPad, da Apple. Só este ano, devem ser vendidas 4,3 milhões de unidades do produto. Agora, o número de novos dispositivos que afloram em busca de um lugar ao sol nesse segmento começa a aquecer ainda mais o mercado.



Empresas como HP, RIM, Asus, Dell, Lenovo, LG e Samsung já estão no aquecimento para colocar em campo seus produtos rivais do iPad. Quem ganha é o consumidor, com novas opções de dispositivos que atendem a todos os gostos, em quesitos de preço, recursos adicionais, tamanho de tela e sistema operacional.

A aposta dos fabricantes de PC - e até de outros segmentos de mercado - na onda dos tablets é mais do que a abertura de uma frente para combater o avanço da concorrente Apple. A questão é manter sua marca vendendo nas prateleiras. Um recente estudo apresentado pela Barclays Capital, reporta que a expectativa de crescimento na venda de computadores para todo o ano de 2010 é de 16%. No ano passado, esse percentual foi de 19%. Para a consultoria, a redução deste ano é causada pelo lançamento do iPad. Segundo outra consultoria, a iSuppli, os tablets devem conquistar este ano 75% do mercado de computadores com touchscreen, ante os 4% de 2009, esmagando os concorrentes notebooks, netbooks e monitores. O movimento em direção aos tablets é tão significativo que fez os fabricantes colocarem de lado os netbooks, que até o ano passado eram o foco da indústria de PCs no enfrentamento da crise econômica mundial.


Pequenos grandes rivais



De olho nessa tendência, a fabricante de computadores Dell foi uma das primeiras a tratar de colocar no mercado o seu tablet. A empresa lançou este ano o Streak, um dispositivo que funciona com o sistema operacional Android, do Google. Este sistema garante ao usuário uma grande quantidade de aplicativos - a maioria deles gratuita - e, portanto, é uma boa alternativa diante do iOS, o sistema do iPad. Pelo fato de ter uma tela pequena, de 5 polegadas, o Streak é feito para agradar o usuário que prefere maior portabilidade, sem abrir mão dos recursos de um tablet como o iPad - que tem tela de 9,7 polegadas. Outro diferencial é que, graças ao seu tamanho reduzido, o Streak pode ser utilizado como telefone - e vem com este recurso, ao contrário do aparelho da Apple. Muito grande para ser um smartphone, e muito pequeno diante dos tablets convencionais, o Streak acaba ficando em meio-termo mercadológico para o qual os especialistas ainda não designaram uma categoria. Seu preço nos EUA é de US$ 550.

Quem também preferiu oferecer ao mercado um tablet compacto que cabe na palma da mão foi a Samsung. Seu novo lançamento, o Galaxy Tab, com tela de 7 polegadas, é atualmente o mais querido concorrente do iPad, avaliado como o primeiro com credenciais para rivalizar bem com o tablet da Apple. O dispositivo, com Bluetooth, Wi-Fi e 3G, é comandado pelo sistema Android 2.2, e é menor e mais leve do que o iPad, mesmo mantendo a mesma velocidade de processador e o dobro de memória RAM oferecido pelo concorrente. Destinado a superar o queridinho da Apple, o produto da Samsung tem ainda recurso de telefone 3G e duas câmeras - recursos ausentes no rival. O ponto fraco do Galaxy Tab, no entanto, está no preço. O dispositivo será lançado nas próximas semanas no mercado internacional por cerca US$ 900 - o dobro da versão mais barata do iPad, que deve chegar ao Brasil no fim do ano.

Já a Toshiba apresentou o seu Folio 100, com conexão Wi-Fi e 3G. O aparelho, também com Android, tem a maior tela (10,1 polegadas) entre os concorrentes. A chegada do Folio 100, por US$ 510, está prevista para o último trimestre, época em que o consumidor ganhará mais opções com a chegada de modelos da HP, RIM, Asus, Lenovo e LG - introduzindo também o sistema operacional Windows na seara dos tablets.

Nenhum comentário:

Postar um comentário