Aílton José de Oliveira, 44 anos, funcionário público de Goiânia (GO) - As taxas cobradas pelos bancos são uma exploração sem tamanho. Hoje, o banco fica satisfeito quando um cheque é devolvido, pois arrecada bilhões com as taxas cobradas pelas devoluções.
Presidente Lula - Aílton, a nova regulamentação, aprovada em dezembro de 2007, reduziu o número de tarifas cobradas pelos bancos, de mais de 300, para 19.
O objetivo foi aumentar a transparência dos serviços bancários, possibilitando ao cliente a escolha do banco que melhor atenda a seus interesses.
A denominação dessas tarifas foi padronizada e o motivo de cada cobrança teve que ser detalhado.
Não está prevista a possibilidade de cobrança de tarifa pela devolução de cheques ou outra similar, o que impede esta prática.
O adiantamento a depositantes (quando estoura o limite do cheque especial), é considerado operação emergencial e está entre as tarifas admitidas.
Como vivemos um regime de mercado, o valor das tarifas não é fixado pelo Banco Central, sendo estabelecido pelo banco.
É importante, assim, que o cidadão se informe sobre as tarifas cobradas e compare com a concorrência. Para isso, a regulamentação exige que o reajuste de preços seja informado ao público com 30 dias de antecedência e as tarifas devem ser divulgadas em local visível ao público, dentro das agências e na internet. Mas você pode também obter informações sobre as tarifas cobradas por todos os bancos, incluindo a relação em ordem decrescente de valores, entrando na página do Banco Central http://www.bcb.gov.br/fis/tarifas/htms/.
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !
Nenhum comentário:
Postar um comentário