Kinect

O aguardado lançamento da Microsoft chega este mês às lojas brasileiras, com grande expectativa de vendas
A diversão com videogames à frente da tela de TV não é mais a mesma. A ideia de que o usuário passa horas e horas jogando, sentado no sofá, sem ligar para a prática de atividades físicas virou coisa do passado. Com os novos sistemas lançados pelos grande fabricantes de aparelhos de videogames - como Microsoft, Sony e Nintendo -, com controles especiais que captam o movimento do corpo do usuário, o ato de jogar videogame passou a se assemelhar mais com a mesma prática esportiva que pode estar na tela da TV.

Este mês, chega às lojas de vários países, inclusive do Brasil, o aguardado sistema Kinect, da Microsoft. O aparelho, que se conecta ao console Xbox 360 e permite que os usuários operem jogos por meio de gestos e comandos de voz, estreou no mercado norte-americano na semana passada, ao preço de US$ 150, e deve chegar ao Brasil no próximo dia 18, custando R$ 599. A Microsoft prevê vendas de 5 milhões de unidades do Kinect na temporada de compras de fim de ano.

O produto combina uma câmera RGB, um sensor de profundidade e um microfone multiarray. O sensor capta movimentos do corpo inteiro e vozes individualmente, transformando o usuário no controle do vídeo game. O lançamento da Microsoft vai concorrer com o Move, da Sony, e o Wii, da Nintendo, no mercado de videogames dotados de controles por movimento que não para de crescer e pretende revigorar o mercado mundial que movimenta US$ 60 bilhões anuais, mas que foi seriamente prejudicado pela crise econômica.

O Kinect, bem como seus concorrentes, torna mais real games de atividades físicas - como ginástica e até mesmo ioga - e esportivas - como golfe, tênis e futebol. A interação promovida pela tecnologia de reconhecimento de voz e movimentos leva a atividade além da diversão, podendo ser utilizado até mesmo para corrigir a postura e ensinar os movimentos corretos para cada prática esportiva.

A disponibilidade de uma tecnologia desse tipo pode atrair ao videogame pessoas que antes nem tinham o hábito de jogar. Em setembro, a Microsoft previu vendas de 3 milhões de unidades do Kinect. Mas, de acordo com o diretor da divisão de entretenimento da empresa, Don Mattrick, a projeção já saltou para 5 milhões de unidades. "As pré-vendas superaram as expectativas", disse o executivo, em entrevista à agência de notícias Reuters, acrescentando que a alta demanda pelo Kinect pode gerar falta de produto, o que restringiria as vendas.

"Estamos antecipando que haverá períodos da temporada de festas em que alguns de nossos parceiros terão estoques esgotados, e isso é algo que faremos nosso melhor para resolver", disse. O início das vendas nos Estados Unidos, na última quarta-feira, com direito a filas na frente das lojas, lembrou o apelo que dispositivos como o iPhone e iPad, da Apple, exercem sobre o consumidor.

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