Petrobras: domínio do petróleo


O influente jornal inglês The Guardian acaba de publicar artigo sustentando que a Petrobras está destinada a dominar o setor petrolífero, diante da descoberta das gigantescas reservas de petróleo abaixo da camada do pré-sal. 

O jornal publica uma importante entrevista com o diretor-financeiro da Petrobras, Almir Guilherme Barbassa, anunciando que a estatal brasileira de petróleo pretende mais do que dobrar a sua produção, na próxima década, para 5,4 milhões de barris de petróleo e gás por dia, destinando-se a dominar o mercado do setor petrolífero no mundo.

Sonho

A Petrobras acalenta o projeto de se tornar a maior produtora mundial de petróleo de capital aberto, até 2015. Na reportagem de página inteira, publicada nesta última terça-feira, intitulada "Petroleiros do Brasil destinados a dominar", o jornal registra que a série de descobertas de reservas de petróleo na camada do pré-sal "transformaram a sorte da companhia e catapultaram o Brasil em um dos líderes em energia e um dos motores econômicos mundiais". As reservas chegariam a cem bilhões de barris, como anunciou o presidente da Agência Nacional de Petróleo, Haroldo Lima.

Domínio do setor

De acordo com afirmações do diretor-financeiro da Petrobras, a empresa promete ser uma das maiores beneficiárias da legislação brasileira, que lhe dá uma parcela mínima de 30% sobre nova reserva descoberta, além de absoluto controle sobre os novos projetos. Esse predomínio dá uma grande vantagem à Petrobras quanto ao domínio dessas reservas, pois a BP, a Shell e a ExxonMobil, consideradas as maiores empresas petrolíferas de capital aberto do mundo, "terão que ficar em segundo plano atrás da Petrobras pelo acesso às vastas reservas brasileiras".

Ascensão

A reportagem do jornal inglês observa que as grandes descobertas de petróleo em águas profundas, nos últimos anos, estão por trás da "ascensão meteórica" da Petrobras, elevando as reservas comprovadas da companhia de 11,5 bilhões de barris, em 2008, para 30 bilhões de barris. Assinala o The Guardian que a continuidade da exploração poderá fazer com que essas reservas gigantescas abaixo da camada do pré-sal cheguem a 50 ou até 100 bilhões de barris, transformando o Brasil em um dos grandes exploradores do mundo do petróleo, no mesmo nível do Kuwait e da Rússia.

Tarcísio Holanda
P4R4 M3 AJ6D4R B4ST4 CL1K4R N6M AN6NC10 Q63 T3 4GR4D4R OBG

Nenhum comentário:

Postar um comentário