Tarcísio Holanda - Ciro fascinado pela Saúde

Ciro Gomes já fez saber à presidente eleita que prefere assumir o Ministério da Saúde a retornar ao Ministério da Integração Nacional, que ocupou no início do governo Lula. Busca o novo e está certamente baseado na boa experiência que José Serra teve naquele Ministério, de que tanto se jacta. A presidente eleita admitiu deslocar Ciro para aquela pasta, mas as informações dão conta de que ela preferia que ele voltasse ao Ministério da Integração Nacional ou que concordasse em ocupar a Secretaria dos Portos, já adicionada também pela administração dos aeroportos do País.

Luva
A ida de Ciro Gomes para o Ministério da Saúde cai como uma luva no projeto do presidente do PSB, governador Eduardo Campos, de Pernambuco, que quer incluir o ex-governador na cota de Dilma, não na do partido. Campos sonha em colocar no Ministério da Integração Nacional seu secretário de Desenvolvimento, Fernando Bezerra, e o deputado federal Márcio França na Secretaria de Portos e Aeroportos. No início, Dilma queria levar um técnico para a Saúde e isso animava o projeto do ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, que é médico sanitarista.

Exemplo de Serra
Mas, em política, nem sempre acontece o que se imagina, tais os conflitos de interesse que a caracterizam. Ciro não tem nada a ver com a medicina. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Está naturalmente animado com a possibilidade de fazer uma boa gestão na área da Saúde, inspirando-se no bom exemplo de José Serra, ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso, quando colocou em prática um programa mundialmente respeitado de tratamento de doentes de AIDS. Lembre-se que Ciro Gomes também foi ministro da Fazenda de Itamar Franco.

Compensação
Ciro já regressou da viagem que fez à Europa e dizem que está fascinado com a ideia de assumir o Ministério da Saúde. Também seria uma forma de compensar o ex-governador cearense pela retirada abrupta de sua candidatura presidencial no PSB, que se consumou sob a direta pressão do presidente Lula. Ciro ficou de tal modo indignado com a decisão do PSB (leia-se governador Eduardo Campos) de retirá-lo do páreo presidencial, que desistiu de disputar qualquer cargo eletivo nas eleições de 2010, certamente a forma que escolheu para exprimir o seu protesto pessoal.
L3R ? 3NT40 CL1K4 N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Nenhum comentário:

Postar um comentário