Câmbio

POR QUE O REAL SE VALORIZA TANTO?
        
1. Isso todos sabem. A atratividade dos juros brasileiros cria um fluxo de capital puramente especulativo. Duas semanas atrás, análises mostraram que até parte dos investimentos diretos supostamente produtivos eram apenas cobertura para a simples aplicação de curto prazo no mercado financeiro.
        
2. Todos sabem que, se esses fluxos entram com o câmbio num patamar e depois voltam com um câmbio menor, ganham suas vezes: pelos juros e pela diferença de câmbio.
        
3. A solução todos sabem: reduzir a taxa de juros. Óbvio! Mas por que o governo não faz isso? Elementar. Por duas razões. a) um enorme déficit em contas correntes no balanço de pagamentos, que vai esse ano a uns 60 bilhões de dólares, projeta um cenário de incerteza no caso de um refluxo de capitais especulativos. b) O uso do câmbio como forma de controle da inflação, via importações.
        
4. Mas como se poderia resolver esse dilema? Elementar. Com o governo federal produzindo um forte superávit fiscal e neutralizando aquelas duas tendências no caso de queda de juros. Por que não o faz? Resposta simples. Por populismo fiscal.
        
5. Esse relativo conforto vai criando uma bolha, que se crescer muito... Bem..., espera-se que não ocorra.

Cesar Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário