Economia

A prova de fogo do Banco Central

Hoje será a prova de fogo para o novo Banco Central. A reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) decidirá a nova taxa Selic.

Internamente, no BC e na Fazenda, há a convicção de que as medidas prudenciais adotadas no final do ano, mais a entrada da nova safra e o fator calendário (expurgando os meses do ano passado em que a inflação foi mais aguda) serão suficientes para reverter a alta anual do IPCA impedindo que estoure o teto da meta e, a partir do próximo ano trazendo a inflação novamente para o centro da meta.


Sabem mais que isso. No ano passado houve um choque de oferta nas cotações internacionais de com leitões. Manter a inflação no patamar atual é um feito. E o mercado sabe disso.


Mais. Durante muitos anos, após a implementação do regime de metas inflacionarias, o IPCA fugiu dos limites previstos sem que o mundo tenha acabado.
***
Tudo isso tem a ver com o maior desafio enfrentado pelo BC, desde que resolveu abrir mão da taxa Selic como único instrumento de política monetária.


O que se viu foi essa figura indefinida, de nome mercado, que tratava o impossível Henrique Meirelles como gênio das finanças, de repente investir pesadamente contra Alexandre Tombini, o mais brilhante funcionário de carreira da atual geração do BC.


Trata-se de um jogo de braços que terminará hoje à noite, com a decisão do Copom. 


Tombini tem a seu favor o respeito do setor bancário como um todo. A resistência vem de segmentos específicos, economistas de mercado que preferiam o prato feito anterior das taxas Selic e sua ligação com certo tipo de jornalismo financeiro.
***
Há uma lógica nas declarações de Tombini: a constatação de que a economia está se desaquecendo e que qualquer impulso adicional poderá lançá-la na recessão. Há a constatação, também, de que quando ocorrem grandes choques de preços - como o que aconteceu com as commodities - tem que se da um tempo para a economia acomodar os preços. Tentativas de trazer imediatamente os preços para o centro da meta resultam em grandes sacrifícios para a população.


Por tudo isso, a leitura sobre a decisão do Copom é simples. Têm-se todos os motivos para manter inalterada a taxa Selic. 


Se a Selic for mantida inalterada será uma demonstração de firmeza que ajudará a demover as resistências finais contra a nova política do BC.


Se der 0,25 de aumento, será um sinal de contemporização.


Se aumentar meio ponto, será rendição.
***
De qualquer modo, será um divisor de águas. Nos últimos dias, as pressões dos “juristas”  (os que defendem juros altos em qualquer hipótese) tornaram-se insuportáveis. A ponto de partirem para o “patrulhamento”  em cima de colegas que aceitaram as novas práticas de política monetária – aliás, novas é modo de dizer, já que são práticas consagradas para contenção da demanda.

Será um capítulo relevante para começar a sair de uma armadilha que consumiu 16 anos de crescimento, desviou recursos fundamentais para o atendimento de demandas sociais, forçou um aumento extraordinário da carga tributária.
por Luis Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário