Educação

O grande e inesquecível brasileiro Darcy Ribeiro dizia: 
"Nós precisamos cuidar das crianças e educá-las. E logo, porque a criança só tem sete anos uma vez". 

Sábias palavras. Resta perguntar: 
como um País que não valoriza o professor pode formar jovens, impedindo a entrada deles para o mundo do crime? Com Brizola e ambos inspirados no baiano Anísio Teixeira, Darcy fez a escola integral.


Reação do mal
Sucedeu que as elites não se conformavam com o fato de crianças pobres terem acesso a colégio de qualidade até maior que as que os ricos frequentavam.

Encantamento
Eu só conheci uma dessas escolas quando Brizola e Dar- cy não estavam mais no go- governo. O Rio de Janeiro já era governado, digamos as- sim, por Wellington Moreira Franco. Mesmo já tendo sido iniciado o sucateamento dos chamados Cieps, eu fiquei tão maravilhado com o que via que lá demorei de nove horas da manhã às sete da noite, nem lembrei de almoçar, sequer beber água.

Era assim
Como funcionava. Os pais deixavam o filho cedo da man-hã. A criança tomava café, merenda-va, ia ao banho, almoça-va, atividades à tarde (reforço escolar, línguas, esporte), outra merenda, banho e jantar, quando o responsável ia buscá-la. Para que pobre precisa disso? - era o pensamento sujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário