Elogio a FHC

A deslealdade dos colegas na última eleição teve um efeito libertador sobre Fernando Henrique. Essa entrevista é uma espécie de culminação de um processo que começou com o seu recolhimento, durante o final da campanha de Serra. Agora, de modo absolutamente leal, sem trair ninguém nem pular do barco na hora do aperto, ele volta com um discurso grande, redondo, que deve ser cuidadosamente meditado pela oposição. Vai ao ponto. 

O que foi o udenismo dos tucanos, nestes últimos anos?...

Uma tentativa de "falar as massas", de ter um discurso que repercutisse entre as pessoas mais simples, ecoando o moralismo pobre dos programas policiais vespertinos. Reeditaram o discurso pobre do PT nos tempos da oposição - o discurso que dava sustentação ao golpismo do "fora FHC!". 

Lula teve o mérito de copiar aquilo que havia de MELHOR no PSDB. 

Os tucanos, na oposição, copiaram aquilo que havia de pior no petismo dos anos 90. Só que não tinham o que se chama por aí de "physique du rôle". Ver aquela turminha de raposões engravatados, com cara de personagem do Angeli, repetindo na TV bordões de um moralismo angelical foi constrangedor.


Contra o Lula! Acusando o Lula de ser... CORRUPTO!.. Simplesmente porque ele havia lançado mão dos mesmíssimos expedientes que eles se fartaram de usar enquanto estavam no poder! Foi o momento mais ridículo da política nacional desde a redemocratização. O povão, que já não gostava daqueles tipos, passou a sentir ódio, nojo, sei lá. Ao invés de conquistar, afastaram de vez esse eleitor que ascendia socialmente, e rendia graças a Deus no céu e ao Lula aqui na Terra.


Fernando Henrique volta dizendo o que eles já deveriam ter percebido há um bom tempo. É um grande político, e um dos maiores intelectuais que o Brasil já teve. Seus acertos na presidência ficarão muito, mas muito acima de seus erros (quem não os comete?). Juntamente com Lula, é um dos fundadores do Brasil que está surgindo aí no horizonte. É emocionante ver uma pessoa com mais de 80 anos que demonstra essa vitalidade e lucidez.

Posso não concordar com uma palavra do que escreve, mas te darei espaço no blog para você publicar rsss

Nenhum comentário:

Postar um comentário