[...] reformas já!
Espero que o estudo em elaboração pelo BNDES sobre a viabilidade das concessões dos aeroportos, anunciado pelo presidente da INFRAERO, Gustavo do Vale e com prazo de 60 dias para ficar pronto, não signifique mais indefinições e atrasos no setor.
O objetivo do estudo, pelo que entendi, é avaliar qual o melhor modelo de parceria entre empresas e governo - se concessão integral, via PPPs, ou uma concessão administrativa. O previsto é que os editais sejam lançados até o fim deste ano.
O fato, meus caros, é que precisamos de obras e mudanças já! Não dá para esperar. Por que não começá-las imediatamente, como decidido em relação ao Aeroporto Internacional de Cumbica (Guarulhos)?
Guarulhos deve ser exemplo para demais aeroportos
O exemplo está aí para todos verem: neste aeroporto, a Infraero vai começar as obras do terceiro terminal antes mesmo da licitação do governo. Guarulhos também sediará a primeira "prefeitura" de aeroporto, responsável pela governança e segurança do local.
Esta é uma decisão correta, evita atrasos. O acordo é simples: após a licitação, a empresa vencedora deverá devolver ao governo o valor gasto na obra até o momento em que ela for assumida pelo setor privado.
A questão central, repito, é evitarmos indefinições e atrasos. A COPA já está aí e não apenas em 2014 - ela começa já em 2013, com a Copa das Confederações. Além disso, as Olimpíadas já estão com o tempo correndo. Fora o crescimento da demanda na aviação civil e a situação caótica de vários aeroportos.
A escolha do melhor modelo para os aeroportos deve ter como norte esta urgência na reforma e na construção da obras do setor. Começando por uma nova gestão e pela melhoria geral de todos os serviços prestados até às instalações mais simples.
Zé Dirceu
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