Chá

[...] de asa de frango

Rosalvo nem prestava atenção  na beleza da mais nova moradora da rua, a Divanir. Ela provocava o maxaral com o seu remelexo quando desfilava pelas ruas.
- Isso, gostosa, rebola!
  Barruada, amigo de infância, passou a fazer a cabeça do Rosalvo:
- Bicho, ollhaí pra Divanir! Fica sabendo que tu já ta coroão! Ta precisando arranjar uma mulher!
- Peraí, meu compadre, bora devagar! Né assim não!

 - Tudo bem, meu chapa! Eu vou dar um toque quando  passar pra padaria!
- Eu já fiz cinqüenta anos e ela tem parece que só vinte aninhos!
Barruada depois de ajeitar a gola da camisa, falou:
- Tu tá pensando que o mulheriu de hoje quer papo com macho novo? Elas querem um cara maduro que nem tu, com a vida feita e tudo mais! Vai por mim!
O homem pegou corda. Na verdade, tinha um pequeno comércio de frutas no mercado. Até que encarou a Divanir. E logo se apaixonou. Confessou ao amigo Barruada:
- Tive conversando com a Divanir, e tu ta com a razão! Eu falei logo que tinha 56 anos e ela me disse a idade dela, 19 aninhos!
- Pois ta chegando perto! Eu já disse que esse negócio de idade num tem problema!
  Passaram a namorar. E o comentário na vizinhança era geral:
- Mulher eu tô sabendo que aquela menina bonitinha que passa todo dia aqui vai casar com aquele véi do Rosalvo!
- Minha filha, hoje tem mais essa coisa de amor não!
  Casaram-se. O tempo foi passando  e o homem não estava mais tão atuante como no início. A Divanir reclamava:
- Rosalvo, meu fi, agora tu só quer saber de dormir!
- Divanir, ando tão cansado! E tô começando a sentir que agora vai ser só de mês em mês!
- Era só o que faltava! Vá procurar um dotô ver que canseira é essa! Assim é que num pode ficar!
 Contou o caso para o Barruada, que o aconselhou:
- Homem, num é bom facilitar, sacomé! Come feijão com rapadura e toucim! 

Passou a se alimentar conforme ensinou o amigo. E avisou pra Divanir:
-Mulher, se prepara  que é hoje que a paia vai voar!
 Divanir sorriu e abriu os braços para o marido:
- Pois vem, meu veim!
 A raiva de ser chamado de velho foi tanta que ele quase papoca. Mas já está muito bem. E o que é mais importante: dando conta do recado com a maior pontualidade. Está tomando o chá da asa do frango.  E argumenta:
-Ora, se a asa levanta o frango imagine o pinto…

Nenhum comentário:

Postar um comentário