Importação e Exportação


Desde 3ª feira, o Brasil determina que os importadores sejam obrigados a pedir licenças de importação não automáticas, só concedidas depois de análises técnicas do governo. O processo de importação, nesses casos, pode demorar até 60 dias.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), a reação do governo brasileiro é uma resposta a Argentina, que tem dificultado a entrada de nossos produtos em seu mercado. De acordo com a entidade, o Brasil tem 2,5 mil máquinas agrícolas paradas nos pátios das alfândegas daquele país.

Mas, não são só os produtos automotivos brasileiros que aguardam a liberação não automática na Argentina. Até ovos de Páscoa fazem parte de uma lista de produtos que sofrem restrições naquele país. Para piorar, recentemente, a relação de produtos nossos que não precisavam de licença prévia para entrar lá passou de 400 para 600 itens.

Três recados foram dados

Como os automóveis de passageiros representam quase 1/4 das mercadorias vindas de lá para cá a decisão brasileira pretende ser um recado duro à Argentina. Não é de hoje que estes atritos comerciais estão em pauta entre os dois países.

A Folha de S. Paulo traz reportagem hoje ressaltando que a presidenta Dilma Rousseff em três ocasiões mandou comunicados à Casa Rosada, queixando-se da retenção de produtos brasileiros nas alfândegas do país. Neles, a nossa presidenta expressou sua “grave preocupação” com o andar das negociações.

Todo o apoio à atitude do governo brasileiro de ter mão firme com a Argentina - e com todo país que venha a discriminar nossas exportações. No caso do nosso vizinho cisplatino, é particularmente grave o fato de estar se recusando a qualquer tipo de negociação. E ele ainda reage classificando como "intempestiva" a decisão brasileira! Não tem como não retaliar. Assim é a vida.

Um comentário:

  1. Se você procura importar ou exportar produtos do Brasil você está no lugar certo. O comércio exterior é o que fazemos há vários anos.
    Nós podemos ajudar você a achar qualquer produto que tenha interesse fora do país. Podemos também principalmente lançar seu produto em um mercado mundial. Sua empresa pode alavancar as vendas para exportação se for assessorada por quem entende de Exportação.

    ResponderExcluir