Cada vez mais, empreendedores trocam o escritório comercial pela praticidade do home office. Em casa, a estrutura para se trabalhar é mais enxuta: normalmente, se requer uma ou duas linhas telefônicas, um celular, um computador ou notebook, uma impressora, além de outros itens que podem variar, conforme o tipo de trabalho. Neste contexto, inclui-se também a crescente tendência da franquia home based, a exemplo do site de Compras Coletivas Ótima Oferta, que inaugurou no Brasil o Sistema de Franquia de Compras Coletivas On-Line, possibilitando ao franqueado administrar sua franquia a partir de um escritório montado em sua própria residência.
“O franqueado paga R$ 4.000,00 de taxa de adesão para liberação do sistema na sua região e ainda recebe um notebook”, afirma Robson Tavarone, sócio e diretor comercial do Ótima Oferta. Para Humberto Nagata, franqueado do Ótima Oferta em Campinas, a franquia home based proporciona uma série de vantagens como baixo custo fixo, flexibilidade de tempo e trabalho, possibilitando melhorias na vida pessoal e profissional. “Para quem deseja optar por este formato, a dica é ter consciência de que não será somente uma mudança de escritório e sim um estilo de vida profissional e pessoal novo”, ressalta Nagata.
Entretanto, trabalhar em casa requer disciplina e organização, já que a chance de se dispersar com afazeres ou preocupações domésticas é grande, o que interfere na produtividade e no rendimento do trabalho. Por isso, para que a franquia home based apresente os resultados esperados, Robson Tavarone aconselha seguir à risca as dicas abaixo:
Respeite o horário comercial: Estabeleça rotinas e defina um horário para iniciar e finalizar as atividades diárias, de preferência, acompanhando o horário comercial, ou seja, o mesmo período que seus parceiros e clientes estão trabalhando.
Mantenha o escritório isolado dos demais cômodos da casa: Se possível, monte o home office no cômodo mais afastado dos demais para evitar interferências comuns de uma casa como barulho de criança, de eletrodomésticos, ou mesmo para evitar o trânsito desnecessário de pessoas que poderão atrapalhar sua concentração ou as conversas com seus clientes.
Evite o improviso: Trabalhar em casa não significa improvisar uma cadeira velha e uma mesa que mal suporta o computador e o teclado. Invista em uma cadeira confortável giratória e com rodas; uma mesa apropriada para escritório com gavetas, suporte para impressora e/ou CPU; estantes e prateleiras; entre outros itens que aliem bom gosto e profissionalismo.
Atente-se à organização: Evite levar relatórios, propostas ou qualquer material de trabalho para outros cômodos da residência. Lembre-se que seu escritório limita-se ao espaço destinado exclusivamente a ele, o que exclui cozinha, quarto e varanda. O contrário também vale – não deixe no escritório pertences que não tenham relação com sua atividade profissional. Mantenha seus documentos e papéis organizados, além de cuidar para que o local esteja sempre limpo.
Cuidado com as armadilhas da internet: Redes sociais e programas de mensagem instantânea são fundamentais para comunicação, mas também funcionam como entretenimento. Sendo assim, é possível passar horas conversando no MSN ou curtindo o Facebook, especialmente por se estar “à vontade em casa”. Limite o uso destas ferramentas para obtenção de informações relevantes ao seu trabalho e deixe para bater papo nos momentos em que não estiver trabalhando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário