As PMEs - pequenas e médias empresas - que tem até 4 funcionários registrados na CLT, foram responsáveis por 85,9 dos empregos gerados no país. E sua participação na geração empregos cresceu em relação a janeiro de 2011, de acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae.

Em 2011, elas foram responsáveis por 69% do total de contratações. Este ano, somente em janeiro, as micro e pequenas empresas contrataram 102.111 pessoas com carteira assinada. Esses números são uma demonstração prática dos efeitos da política econômica de nossos governos, que expandiu o emprego e a renda; fez crescer o mercado interno; ampliou o acesso ao crédito. 

A política econômica é a base para o crescimento das PMEs. Junte-se a isso o Simples e depois o Super Simples; o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, as compras governamentais e todo apoio às PMEs por meio do Sebrae. Trata-se de uma conquista da sociedade brasileira, agora consolidada com a legislação do empreendedorismo, que permite a formalização do trabalho autônomo com uma alíquota de 5% para a Previdência e 1 real de ICMS ao mês. 

A lei do microempreendedor individual deu acesso ao crédito e a um CNPJ a 11 milhões de trabalhadores informais. É isso. Com bons instrumentos de governo, os brasileiros desmontam o mito segundo o qual este não é um país de empreendedores.. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário