Frescuras de etiqueta

Comporta-se de acordo com as normas ditadas por consultores(as) de etiqueta para mim não passa de uma grande besteira. Educação básica é mais do que suficiente para pessoa não ter de que envergonhar-se durante um evento social. Mas, se você gosta de seguir moda, comportamentos segue alguma dicas abaixo:
    1. Antes de começar a refeição, apoie o guardanapo de pano sobre as pernas. “Já o de papel deve ficar ao lado do prato”.
    2. Coloque pequenas porções de comida no garfo.
    3. Coma devagar. Dê intervalos, apoie os talheres na borda do prato, converse e, depois, volte a comer.
    4. Lembre-se: nunca fale de boca cheia!
    5. Cuidado para não fazer barulho ao tomar líquidos, como café ou sopa. 
    6. Jamais coloque os cotovelos sobre a mesa. “Apoie apenas os antebraços ou os punhos”.
    7. “Em festas com buffets, você pode repetir a comida sempre que quiser. Porém, em jantares formais, é preciso esperar que a anfitriã ofereça. E se ela não oferecer, não repita”.
    8. Caso você não goste do prato servido, seja discreto. Coma apenas o acompanhamento.
    9. Utilize o prato grande para comer o couvert ou aperitivo. O pequeno deve ser usado apenas para colocar o pão.
    10. O que fazer com uma espinha de peixe ou caroço de azeitona? Tire da boca discretamente, com a ajuda do garfo.
    11.  Durante a refeição, antes de levar o copo ou a taça à boca, passe levemente o guardanapo nos lábios. Depois, tome o líquido devagar, em pequenos goles.
    12.  Nada de palitos. Se estiver muito incomodado com algum resíduo nos dentes, peça licença e vá ao banheiro para usar o fio dental.
    13.   Ao terminar, posicione os talheres com os cabos voltados para você. “Imagine que o prato seja um relógio. Os talheres ficam na posição seis e meia”,.
    14. Não dá para segurar o espirro? Coloque a mão em concha sobre o nariz e os lábios e espirre sem fazer barulho, mantendo a boca fechada.
    15.  Caso precise ir ao banheiro durante o jantar, peça licença, discretamente, apenas à pessoa que estiver sentada ao seu lado.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário