O "tratamento" que a Globo dispensa a Hugo Chaves

O tratamento(sem trocadilho) que as Organizações Globo estão dando ao presidente Chavez nessa fase terrível da sua vida é um verdadeiro atentado aos direitos da dignidade da pessoa humana. Desde segunda que o JN  aborda o assunto com uma crueza só justificável se entendida como ideológica. Os olhos dos apresentadores parecem brilhar quando ecoam o palpite de um médico sobre uma sobrevida de apenas mais um ano para Chavez. 
Merval Pereira tem assinado artigos diários nos quais o mandatário venezuelano não é merecedor de nenhuma réstia de piedade e solidaridade e, sim, de epítetos como mentiroso e quase-ditador. Chega ao auge de vaticinar que Chavez preferiu Cuba à São Paulo para assim esconder a doença. 
Li hoje todo o arrazoado dos princípios(com "p" minúsculo mesmo) editoriais das organizações globo(minúsculas de propósito). Está lá, de forma hipócrita,  na Seção III (Os valores cuja defesa é um imperativo do jornalismo):
 As Organizações Globo serão sempre independentes, apartidárias, laicas e praticarão um jornalismo que busque a isenção, a correção e a agilidade, como estabelecido aqui de forma minuciosa. Não serão, portanto, nem a favor nem contra governos, igrejas, clubes, grupos econômicos, partidos. Mas defenderão intransigentemente o respeito a valores sem os quais uma sociedade não pode se desenvolver plenamente: a democracia, as liberdades individuais, a livre-iniciativa, os direitos humanos, a república, o avanço da ciência e a preservação da natureza. (Os destaques são meus).
Ainda bem que não tiveram o desplante de inserem a palavra ÉTICA nesse amontoado de mentiras e hipocrisias. 

por JB Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário