Oposição quer amordaçar Lula


A julgar pela oposição, Luiz Inácio Lula da Silva só tem liberdade para falar de futebol.
O ministro Celso de Mello declarou que, se Lula fosse presidenteda República, poderia enfrentar um processo de impeachment casotivesse feito declarações e insinuações semelhantes àquelas queo ministro Gilmar Mendes afirma que ele fez. 
O caso é este. Um presidente da República não tem opinião pessoal.Tudo o que ele pensa e manifesta envolve o cargo que ocupa e pode ser considerado uma forma de pressão sobre alguém. Mas Lula é ex-presidente e tem o direito de dizer o que pensa para toda pessoa que tenha disposição de ouví-lo. Ex-presidente é assim. 
Se o Fernando Henrique pode falar a favor da legalização das drogas num pais infernizado pelo crack, embora muitos educadores considerem que essa simples medida pode estimular o consumo da droga, pergunto por que Lula não pode dizer o que pensa sobre a melhor época para o julgamento do mensalão?
 
Não pode, é claro, chantagear nem sugerir uma barganha, coisa que eu duvido sinceramente que tenha feito. Mas eu acho que toda pessoa maior de idade e em pleno gozo de sua saúde mental que senta-se para conversar com um ex-presidente e um ex-ministro do Supremo, do governo Lula e do governo FHC, como Nelson Jobim, sabe que a conversa não vai se limitar a futebol nem a mulher bonita. Vai se falar de política e é claro que, de uma forma ou de outra, vai chegar ao assunto do momento, que é o mensalão. E é claro que quando Lula, Gilmar Mendes e Nelson Jobim falam desses assuntos, a conversa não é simples tertúlia literária. Vem carregadade duplos, triplos e quádruplos sentidos. São profissionais da conversa. Muito pouco precisa ser dito porque tudo pode ser entendido. 

O esforço para transformar esse triálogo atende a outra agenda. Consiste na tentativa permanente da oposição para criar um clima politizado em torno do julgamento do mensalão. Essa é a questão. Na medida em que as partes já apresentaram suas armas,as estratégias para o julgamento estão cada vez mais claras. 
A oposição aposta que um clima politizado, de denuncia, de indignação, será útil para obter uma condenação. Torce, também, por uma decisão no primeiro semestre, que poderá trazer benefícios nas eleições de outubro. Não é preciso ter diploma de marketing eleitoral para calcular que uma sentença do Supremo terá um valor deprova na visão de muitos eleitores.
O PT se esforça na direção contrária. Acredita que o exame das provas, a exposição serena dos pontos de vista pode ser favorável aos acusados. Essa é a discussão.
Autor: Paulo Moreira Leite

12 comentários:

  1. Fabio Rem30 maio, 2012

    O Paulo Moreira Leite tem sido praticamente uma voz única dentro dos grandes meios tradicionais, um dos poucos que defende ideias progressistas, que tenham um pingo de lógica e de bom senso. Que diferença entre o que ele tem escrito ultimamente com os Jabor, Merval da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Moreira Leite não é e nunca foi Progressista. Aliás o termo Progressista no linguajar lacaios do lulo petismo significa retrocesso.

      Quem não consegue distinguir entre liberdade de expressão e chantagem não é nem nunca foi progressista.

      Quem tem a intenção clara de calar a oposição com esta campanha sórdida contra a imprensa, principalmente contra a Veja não é e nunca foi progressista.

      Quem admira a ditadura cinquentenária e sangrenta de Cuba é retrógrado e vive do passado.

      Excluir
  2. Jota Ledour30 maio, 2012

    Por mim o ex-presidente já estaria sob uma camisa de força e internado. Nunca na hostória deste pais de ignorantes uma pessoa tão ignorante conseguiu enganar tantos igonorantes ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para de ler a Veja, Manézão!

      Excluir
    2. O Presidente Lula tem usado e abusado do seu direito de falar bobagens.

      Não precisa ler Veja. É só analisar críticamente o que o apedeuta fala e comparar com o seu comportamento de semi deus para a galera lacaia do lulo petismo.

      Uma pessoa que fala que o mensalão nunca existiu e que foi uma tentativa de golpe contra sua augusta pessoa, está abusando de sua liberdade de falar bobagens impunemente.

      Uma pessoa que diz que dá até vontade de ficar doente para se tratar no SUS e quando fica vai para o Sírio Libanês, o mais caro hospital da América Latina, é demagogo e mentiroso.

      Quem faz campanha contra a Veja e a liberdade da imprensa em noticiar e expressar sua opinião é mais do que Manézão, é um completo idiota que não usa seus neurônios para o que foram feitos, ou seja, para pensar.

      Excluir
  3. Paulo Villas30 maio, 2012

    Certamente muitos gostariam de ver o Lula amordaçado , desmoralizado , inativo. O Celso de M... permitiu-se fazer um exercício intelectual especulativo a partir da versão do Gilmar , quase desqualificando o ex-presidente. Ora , e se o Gilmar mentiu ... porque o Celso não considerou essa possibilidade , não seria a primeira mentira do Gilmar , há o grampo sem áudio , corporativismo puro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa o Lula falar as bobagens e as besteira que quiser. Faz parte do estado democrático de direito.

      Assim como faz parte da democracia eu poder livremente criticar as bobagens que Lula fala.

      Quanto mais bobagens Lula falar melhor. É dar corda para ele mesmo se enforcar.

      Quanto mais Lula fala mais ele se desmoraliza.

      Excluir
  4. Paulo Moreira Leite não entendeu nada e distorce os fatos.

    Uma coisa é ter liberdade de expressão e de opinião, que deve ser preservada a todo o custo. Esta liberdade está sendo atacada por Lula e seus fanáticos lacaios no caso de Veja.

    Outra coisa é se tentar influenciar um Juiz com chantagem.

    Uma coisa é Lula dar uma entrevista a imprensa, como tem feito, ou declarações como tem feito de que o mensalão é uma farsa, que foi uma tentativa de golpe, etc, mesmo que estas declarações sejam falsas. Lula está exercendo sua liberdade de expressão, como eu também estou quando digo que Lula está delirando quando afirma estas inverdades.

    Outra coisa é combinar uma reunião privada com um Juiz e pedir que ele julgue desta ou daquela maneira.

    Se Lula fosse presidente da república, num caso destes, não estaria exercendo sua liberdade de expressão mas sim exercendo a interferência ilegal de um poder em outro poder da república.

    Lula, como qualquer cidadão, pode falar as besteiras que quiser. É assim que funciona o estado democrático de direito. O que não pode é exercer tráfico de influência nem combater o direito de opinião daqueles com os quais não concorda.

    Os lacaios de Lula acham que ele é infalível, um semi deus que não faz nada de errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os lacaios de Lula acham que ele é um semi-deus.

      Os Lacaios do Gilmar Dantas tem certeza que ele é Deus e como tal não erra.

      Ter se "indignado", somente 30 dias após a reunião...

      Coisas de Deus!

      Excluir
    2. jabanews disse...
      Olá Laguardia,
      O episódio envolvendo Lula e Gilmar, no escritório do Jobim, que dizem ocorrido há mais de mês, e como tal ocorrido, mostra-se como prova indiscutível da degradação de princípios e valores que se disseminou no País, da imagem do Supremo, que já se faz desmoralizada e da própria Nação, transformada numa babel criminosa - infindável confusão de atos e interesses criminosos que a enxovalham, a envergonham e ferem a alma.
      Abs.,
      Flávio

      Excluir
    3. Gilmar Mendes realmente errou feio. Deveria ter dado voz de prisão a Lula na hora. Não se pode esquecer que Lula é um cidadão comum e não um deus, e que está sujeito as mesmas leis que nós cidadãos comuns.

      Excluir
  5. Imagina o que aconteceria nos Estados Unidos se um ministro da Suprema Corte fosse a um escritório de advocacia de Wall Street? O mundo caía.

    Miro Teixeira, deputado federal (PDT-RJ)

    ResponderExcluir