Etanos brasileiro incomoda o G8

por Carlos Chagas


Nossos avozinhos são historicamente conhecidos pela lógica implacável. Ninguém esquece a história do turista brasileiro que, dirigindo pelo interior de Portugal, perdeu-se e indagou de um  camponês se aquela estrada seguia para Lisboa. A resposta foi seca: “não senhor”.  O carro seguiu mais cem  metros e o turista encontrou uma placa indicando o caminho da capital. Irritado, voltou para protestar contra o péssimo informante, que retrucou haver dito a verdade: “a estrada não vai para Lisboa, meu senhor. A estrada fica aqui. Quem vai para Lisboa são os automóveis...”

Pois até em Portugal anda tudo de pernas para o ar, inclusive a lógica. O atual presidente da União Européia, o português Durão Barroso, exige  garantias de que o Brasil não plante cana de açúcar na Amazônia, e também protesta porque  estamos substituindo a cultura de grãos pela matriz do etanol.
                                                    
Ora, pois, pois. Pela lógica, o ônus da prova cabe a quem acusa, não ao acusado. Perde o raciocínio luso sua maior característica, certamente por malandragens econômicas, já que o etanol brasileiro contraria os interesses do tal G-8, clubinho dos países  mais ricos do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário