Joaquim Barbosa: o descontrolado


O que provocou a descontrolada intervenção de Joaquim Barbosa foi a apresentação dos salários da secretária, entre 1.100 (mil e cem ) a 1.700 (mil e setecentos reais) num período de quase dez anos.
Foi a melhor argumentação de que disporia em seu voto Ricardo Lewandowski. Foi uma desmoralização completa do voto de Barbosa que condenou uma pessoa com "salário de empregada doméstica" por branqueamento de capitais.
A frase ao final da intervenção "faça um voto sóbrio" revelou a completa perturbação que assolou Barbosa naquele momento. Sem argumentos lógicos, apelou para uma frase feita e se revelou desnorteado. Joaquim Barbosa não gosta de ser contraditado. Lewandowski está demolindo a lógica de Barbosa.
O riso de Ayres Brito insistindo em garantir a palavra a Lewandowski foi a melhor imagem colhida naquele momento. Foi como dizer: deixem o Barbosa exercitar sua incontinência verbal e vamos ao que interessa, ouvir Lewandowski. Celso de Mello ajudou a superar o entrave desconversando sobre os argumentos de Barbosa e reforçando a tese de Lewandowski sobre a questão do contraditório.
Sérgio Viana
Já disse uma vez, não sei se Eliana Calmon - ao afirmar que a sociedade iria julgar o Supremo - estava sabendo exatamente o que estamos assistindo, mas é certo que a sociedade brasileira está tendo a oportunidade de ver e comprovar que o Supremo é um tribunal político e rendido à mídia. 

Um comentário:

  1. Sérgio Vianna13 setembro, 2012

    Agradeço a gentileza da publicação. Escrever é um momento especial. Saber que seu texto foi lido é uma satisfação complementar. Ler um comentário de que seu texto foi bem compreendido não tem preço.
    Fraternal abraço,
    Sérgio Vianna

    ResponderExcluir