O ministro José Antonio Dias Toffoli questionou hoje o tamanho das penas aplicadas aos réus do mensalão pela Corte e disse que parâmetros do julgamento não são mais da época da "fogueira".
"A filosofia daquele que comete um delito está em debate na sociedade contemporânea há muito tempo. Esse parâmetro do julgamento em 2012 não é o parâmetro da época de Torquemada, da época da condenação fácil à fogueira", apontou citando Tomás de Torquemada, famoso inquisitor espanhol do século 15.
Sergio Lima/Folhapress |
O ministro afirmou que, em seu entendimento, a pedagogia contra o crime financeiro é recuperar os valores desviados e não colocar as pessoas na cadeia. Para Dias Toffoli, "prisão combina com período medieval".
"As penas restritivas de liberdade que estão sendo impostas nesse processo não tem parâmetros contemporâneos. Em termos de multa, também não tem".
Nada como condenar membros da elite a penas de prisão. Não fosse a codenação de José Dirceu e outros criminosos do colarinho branco ninguém estaria preocupado com as condições " medievais". De nossos presídios. Ladrão de galinha pode ficar preso em nossas prisões fétidas. José Dirceu não.
ResponderExcluirEm dez anos no poder o PT nunca fez nada para melhorar as condições de nossos presídios.
Mães estão dando a luz no chão das maternidades publicas por falta de recursos para a saude que estão sendo roubados por estes políticos desonestos. Segundo Dias Toffoli este crime não é um crime violento. Se isto nãomé violência contra pessoas inocentes então nãonsei mais o que seja violência.