Londres: as 10 piores coisas da cidade

Não faltam qualidades em Londres.
Mas os londrinos são reclamões por excelência. Como conclui o mestrado (sim, eu fui aprovado) e estou perto do fim da minha experiência na cidade, resolvi listar as queixas mais repetidas. Sem delongas, vamos lá.
10 - Todo mundo pede desculpa por tudo. No interior ninguém pede desculpas por ter tido o pé pisado por você. Em Londres até quem viu o pisão se sente tentado a se excusar com mil reverências.
9 - Os alugueis mais absurdos do mundo. Uma máxima de alguns banqueiros daqui é de que só dois ativos nunca desvalorizam: ouro e o mercado imobiliário de Londres. Morar em um microstudio no centro custa mais de R$ 3 mil. Dói.
8 - O transporte demora. Pode parecer inacreditável, mas os londrinos são tão mal acostumados com a oferta de ônibus e de metrô que qualquer problema de 10 minutos realmente os tira do sério. Até o fim do dia.
7 - Bebados demais. Depois de quarta-feira Londres se transforma em um recanto mundial de cachaceiros, independentemente de classe social, etnia ou idade. Isso obviamente deixa a cidade mais suja, barulhenta e, às vezes, irritante.
6 - Os londrinos. Auto-explicativo.
5 - A obrigação de fazer reservas. Principalmente no verão ninguém consegue comer fora de casa sem telefonar para agendar a visita. De preferência uma semana antes. De preferência com gente o bastante para o restaurante dizer que tem mesa.
4 - O frio incessante. O verão dura três semanas. O inverno nem é tão rigoroso assim, mas não para. Sair de casa de chinelos para ir à padaria é quase sempre impossível (também porque faltam padarias).
3 - Turistas andando a 0,1 km/h. Se quiser ver um londrino perder a estica basta começar a andar muuuuito devagar perto dele. Aparentemente esse é um dos programas preferidos dos visitantes italianos.
2 - Todos vão embora. Um dos motivos pelos quais as pessoas são tão sozinhas aqui é o fato de que os britânicos gostam de sair para explorar o mundo e os estrangeiros que vêm geralmente passam um ano e se vão. Festas de despedida demais.
1 - Ninguém faz amigos do nada. A mesma solidão da qual Caetano Veloso reclamava em “London, London” está com todos eles. Eu concordo, mas não posso reclamar. Só o fato de ter feito essa lista ouvindo amigos daqui me permite dizer que nem juntando esses dez motivos há razão suficiente para não gostar da cidade.
 Mauricio Savarese é mestrando em Jornalismo Interativo pela City University London. Foi repórter da agência Reuters e do site UOL. Freelancer da revista britânica FourFourTwo e autor do blog A Brazilian Operating in This Area.Twitter: @msavarese

Nenhum comentário:

Postar um comentário