#Vamoscomparar

Universidades criadas durante o governo FHC (PSDB) 0

Universidades criadas durante o governo Lula/Dilma (PT) 18
  1. Universidade Federal do ABC (UFABC) 
  2. Universidade Federal de Ciências da Saúde de PA (FUFCSPA) 
  3. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) 
  4. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) 
  5. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri 
  6. (UFVJM) Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) 
  7. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 
  8. Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) 
  9. Universidade Federal do Cariri (UFCA) 
  10. Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) 
  11. Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA) 
  12. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) 
  13. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) 
  14. Universidade Federal do Pampa (Unipampa) 
  15. Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) 
  16. Universidade Federal do Tocantins (UFT) 
  17. Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) 
  18. Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab)


8 comentários:

  1. Pouco antes de encerrar seu mandato em 2010, Lula declarou “[...] não tenho curso superior, mas fui o presidente que mais abriu universidade no Brasil”. Este boato vem sendo propagado e aumentado ao longo do tempo, sendo que algumas declarações inclusive de lideranças do PT, afirmam que Fernando Henrique Cardoso não teria criado NENHUMA universidade enquanto Presidente da República, o que não passa de uma mentira grosseira.

    Os números do acesso à universidade comprovam a desonestidade deste boato. Segundo o Censo da Educação Superior do INEP, de 1995 a 2002 (FHC) o número de matrículas em instituições federais cresceu 44,65%, contra contra 20,97% dos seis primeiros anos do Governo Lula (de 2002 a 2008). Durante o governo de FHC, ocrescimento no número total de matrículas no ensino superior também foi mais alto, 109,50% ante 45,98% do Governo Lula.

    Outra questão a ser esclarecida neste caso, é que grande parte das instituições que Lula afirma ter "criado" são na verdade, desmembramentos e fusões de Universidades já existentes. Segundo o relatório Uma Nota técnica sobre a criação de Universidades por categoria administrativa e Gestão Política nos Governos de FHC foram criadas 16 universidades no país, ante 17 "criadas" por Lula.

    Os números comprovam que o discurso de Lula e do PT é MENTIROSO ainda mais se formos considerar que momentos diferentes da história do país e das circunstâncias econômicas não nos permite uma comparação justa. O governo Lula, reconhecidamente ampliou a oferta do Ensino Técnico no país, mas a que custo? Especialmente no caso dos Institutos, a política de expansão adotada pelo PT é bastante questionável. Ora, se há um caminho para a educação superior no país, com certeza não é erguendo escolas sem a devida preocupação com a qualidade e com as condições de funcionamento, e foi isto que o PT fez. E o resultado disso aí está: universidades brasileiras perdendo posições nos rankings internacionais de qualidade, greves generalizadas por todo país, baixo desempenho em pesquisa científica e o aumento de notícias que colocam nossas instituições de ensino superior nas páginas policiais.

    O PT tem sua parcela de colaboração na expansão do ensino superior do país, sim. Agora, dizer que governos anteriores nada fizeram pelas Universidades Públicas no Brasil é uma mentira das mais grosseiras! O povo do "nunca antes na história desse país" deveria pesquisar ou ser mais honesto antes de sair repetindo qualquer bobagem que ouve falar por aí...

    ResponderExcluir
  2. Briguilino Listou a Universidade Federal do Triângulo Mineiro como tendo sido "criada" por Lula. No site da Universidade consta: Anteriormente denominada Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro - FMTM, fundada em 1953, foi transformada em Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, no ano de 2005, tendo sua dedicação ao ensino reconhecida por diferentes indicadores nacionais, como o IGC 2008 (Índice Geral de Cursos), que classificou a Instituição com conceito máximo, posicionando-a entre as melhores, com a 3ª colocação de Minas Gerais e a 6ª do País. Lula realmente é um gênio. Em 1953, com 9 anos de idade criou uma Universidade em Uberaba. O que Lula fez foi assinar um decreto que transformou uma Faculdade de em Universidade - Esta é a grande mentira do PT.

    ResponderExcluir
  3. Briguilino diz que a Universidade Federal de Ciências da Saúde de PA (FUFCSPA)
    foi ciada durante o governo Lula/ Dilma. Outra mentira. Veja o que diz a lei que transformou a Faculdade em Universidade - autorizada a instituição da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - FUFCSPA, por transformação da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre - FFFCMPA, criada por meio da Lei no 6.891, de 11 de dezembro de 1980.
    Vejam só a mentira, a Faculdade foi criada em 1980. Lula só assinou um papel mudando o nume da instituição, não criou nada.

    ResponderExcluir
  4. Outra Mentira - Universidade Federal de Alfenas - Não foi criada por Lula e Dilma. Eles nem eram nascidos quando a escola foi criada - do site da universidade: A Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, originalmente Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas - EFOA, foi fundada no dia 03 de abril de 1914

    ResponderExcluir
  5. Briguilino deve ser muito triste ter que mentir para defender seu partido.

    ResponderExcluir
  6. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Cronologia desta universidade -1953- Fundação da Faculdade de Odontologia de Diamantina (30/09/1953) 1954- Início do curso de Bacharelado em Odontologia 1960- Federalização: Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina (Fafeod) 1997 - Criação do segundo curso de graduação: Bacharelado em Enfermagem 2002 - Transformação em Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid) com a criação de seis novos cursos (Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia)

    Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Outra que Lula "criou" antes de nascer -A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a primeira assim denominada no Brasil e, por isso, tem uma história um pouco diferente das outras universidades. A Instituição não foi criada e, sim, transformada a partir do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). Como a origem deste centro é a Escola de Aprendizes Artífices, fundada em 1909, a UTFPR herdou uma longa e expressiva trajetória na educação profissional.

    ResponderExcluir
  7. Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - Inaugurado em 20 de dezembro de 1970, o então Centro Pedagógico de Dourados da UFMS, que inicialmente deveria abrigar o curso de Agronomia, começou a funcionar em fevereiro de 1971, promovendo o primeiro vestibular para os cursos de Letras e Estudos Sociais (Licenciatura Curta). As aulas tiveram início em abril e o Centro contava com 10 (dez) professores.

    ResponderExcluir
  8. Universidade Federal do Cariri (UFCA) -. 1o Fica criada a Universidade Federal do Cariri - UFCA, por desmembramento da Universidade Federal do Ceará - UFC, criada pela Lei no 2.373, em 16 de dezembro de 1954. Chega - Já ficou provada a mentira do PT sobre a criação de Universidades. A mentira tem perna curta.

    ResponderExcluir