Esquiber: Tesoureiro do PT está sendo vítima de abuso e perseguição política com a ajuda de um braço institucional do Estado

João Vaccari Neto, tesoureiro do PT, está sendo vítima de uma investigação espetaculosa do Ministério Público Federal e dos abusos do juiz Sérgio Moro, a se confirmar a informação de que ele foi conduzido pela PF para depor na Lapa SP, no âmbito da operação Lava Jato.
Se há algum indício de crimes cometidos pelo tesoureiro, o instrumento seria a prisão provisória, jamais a condução coercitiva, medida usada somente quando o depoente se recusa a colaborar com as investigações e não comparece para prestar depoimento depois de sucessivas intimações. Não é o caso do tesoureiro do PT.
Amanhecer o dia com a policia federal na porta de casa para ser conduzido com auxílio de força policial e levado até uma superintendência da PF a pretexto de dá um depoimento, quando poderia ter sido intimado pelos meios convencionais é uma violação inaceitável das garantias individuais assentadas na constituição.
Diz matéria da Folha: "Nós queremos saber informações a respeito de doações que ele solicitou, legais ou ilegais, envolvendo pessoas que mantinham contratos com a Petrobras. Esse é o motivo pelo qual ele está sendo ouvido no momento", disse Carlos Fernando dos Santos Lima, procurador-regional da República em São Paulo. Lira disse que a Polícia Federal tem "informações de doações legais e ilegais de pessoas que tinham contratos com a Petrobras. Os recursos nem sempre passam por destino legal."
É realmente necessário que a PF vá até a casa de um cidadão e o conduza a força para prestar depoimento, vaze para imprensa e isso se transforme em um grande escândalo que durante todo dia de hoje será pauta da mídia, quando o depoente em nenhum momento demonstrou má vontade em colaborar com as investigações?
A que serve isso? Serve ao propósito de jogar a opinião pública contra o PT e o governo e criar as condições políticas para o impeachment da presidenta. Sem apoio popular não haverá impeachment. Temos então dois poderes de estado a serviço de uma causa ideológica.
"O procurador-geral disse que ainda não pode afirmar sobre o destino das doações e ressaltou que, apesar das suspeitas, algumas delas podem ser legais. A operação de hoje pretende levantar provas para dar sustentação ao depoimento.
Vacarri mora em São Paulo e foi levado para dar depoimento na Superintendência da PF na Lapa. Ele será liberado em seguida. A nova ação está ocorrendo em São Paulo, no Rio, na Bahia e em Santa Catarina. "
O próprio Procurador não tem nenhuma prova de quaisquer ilícitos cometido pelo tesoureiro. Mas faz uma condução coercitiva debaixo de holofotes. Afinal, foi só o PT que recebeu doações das empreiteiras envolvidas na lava Jato? Senão, o tesoureiro do PSDB, do PMDB e dos demais partidos que receberam tais doações serão também conduzidos coercitivamente para depor?
Consta que o presidente eleito da câmara Eduardo Cunha tem acesso livre ao caixa dessas empreiteiras. Arrecadou mais de 6 milhões de reais e financiou uma bancada pessoal. Vai também ser conduzido coercitivamente para depoimento?
É lamentável que os instrumentos do estado sejam usados para criminalizar um partido político e isso feito assim em plena luz do dia sob o silêncio dos luminares do direito e nenhuma reação veemente acompanhe com indignação os desdobramentos abusivos dos métodos empregados nessa operação Lava jato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário